Será na sede do TECPAR, em Curitiba, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, o 3º Workshop Internacional sobre “Testes de Diagnósticos Acessíveis e com Qualidade Assegurada para Programas de Saúde Pública”, organizado pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) em conjunto com a TECPAR e a London Scholl of Hygiene and Tropical Medicine.
“Este é o terceiro evento que promovemos que aborda a importância do diagnóstico precoce em programas de saúde pública, dando ênfase, neste ano, para a sua relevância para o Complexo Industrial da Saúde. O segundo aconteceu em novembro, na sede da Anvisa”, afirma Liliana Perez, presidente da CBDL.
A dirigente informa que o TECPAR foi escolhido para esta edição para dar continuidade a uma parceria que teve início com a instalação do CEDiV (Centro de Excelência de Diagnóstico in Vitro) no Parque Tecnológico da Saúde do TECPAR.
“Trata-se de um consórcio de empresas associadas à CBDL que vai incentivar e desenvolver a produção local, promover maior aproximação e integração com as agências reguladoras, contribuir com a transferência de tecnologia e na verticalização do complexo industrial da saúde, preconizado pelas Políticas Públicas. Ou seja, este terceiro encontro está em linha com esses objetivos”, ressalta Liliana.
III WorshopNa abertura do evento, na quarta-feira (30/10), a partir das 18h, está prevista a presença do Secretário de Saúde do Estado do Paraná, Michele Caputo Neto, do Secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, João Carlos Gomes, do presidente da TECPAR, Júlio Félix; de Rosanna Peeling, da London Scholl of Hygiene and Tropical Medicine; de Liliana Perez, presidente da CBDL, além de diretores da Anvisa e da Fiocruz.
No temário, serão abordados os principais desafios para os programas de saúde pública globais; os atuais desafios da América Latina, com exposição da Colômbia, Panamá e Brasil; o modelo brasileiro de política industrial X regulação; os aspectos atuais em qualidade assegurada e avaliação; e o cenário futuro para regulação nas Américas.
Cada um desses temas será desmembrado em diversos pontos, por diferentes palestrantes. Entre eles, vale destacar o papel da OMS e de Agências Internacionais como elemento de união; o setor de diagnóstico in vitro no Complexo Industrial da Saúde; Inovação e Acesso; Processo de Pré-Qualificação da OMS; as cadeias de distribuição; avaliação de tecnologia em saúde para IVD; inspeções de sistemas de qualidade; vigilância pós-mercado; redes de laboratórios e possíveis estratégias para assegurar o acesso a testes de qualidade, principalmente no que diz respeito a doenças infecciosas. Além desses pontos, serão realizados debates sobre possíveis estratégias e próximos passos para a convergência de padrões regulatórios e os caminhos para o desenvolvimento de soluções acessíveis e sustentáveis para diagnóstico in-vitro na América Latina.
SERVIÇO: 3º Workshop Internacional sobre Testes de Diagnósticos Acessíveis e com Qualidade Assegurada para Programas de Saúde Pública Dia 30/10 – às 18 – Solenidade de Abertura Dia 31/11 – das 9 às 18h30 Dia 1º/11 – das 9 às 12h Auditório do TECPAR Curitiba/PR |
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.