Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Ministério da Saúde promove evento de Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS

O evento fortalece a integração entre conhecimento e políticas de saúde no Brasil.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), realiza, entre os dias 3 e 4 de dezembro, o encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: Integração entre Conhecimento Científico e Políticas de Saúde, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário da SCTIE, Carlos Gadelha, e o Diretor do Decit, Antônio Carlos Campos, entregarão o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS dos anos 2012 e 2013.

O evento abordará temas relacionados com o complexo industrial da saúde, pesquisa científica, tecnologias, inovação e gestão em saúde e contará com a participação de cerca de 600 convidados, entre autoridades internacionais e brasileiras, presidentes e diretores de instituições parceiras, gestores locais e estaduais de saúde. Convidados internacionais ampliarão as perspectivas do debate sobre integração entre ciência e políticas de saúde. Kalypso Chalkidou (NICE), Clifford Goodman (HTAi), John N. Lavis (McMaster University e Ulysses Panisset (OMS) estão confirmados como palestrantes.

A tradução do conhecimento científico, avaliação de tecnologias em saúde, pesquisas clínicas e fomento à pesquisa serão temas nas 19 atividades promovidas durante o encontro, dentre conferências, mostras, painéis e seminários. O evento também será transmitido em tempo real pelo Ministério da Saúde e contará com cobertura nas redes sociais (Twitter: @cienciasus; Facebook.com/cienciasus; e instagram: @cienciasus).

Atividades Plenárias

A conferência de abertura do evento, na manhã do dia 03, acontecerá no auditório principal com participação do Secretário da SCTIE/MS, Carlos Gadelha, que recebrá o diretor do McMaster Health Forum (Canadá), John Lavis, para conferência sobre desafios e estratégias para redução da lacuna entre o saber e o fazer na Saúde Pública.

A programação segue com apresentação de experiências e resultados de estudos desenvolvidos no Brasil para a produção de conhecimento científico com aplicação nas políticas públicas de saúde. A mostra de experiências será conduzida polo Presidente da ABRASCO, Luis Eugênio Portela, e terá como expositores Paulo Lotufo, da USP, com o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA); Joyce Schramm, da Fiocruz/RJ, com o Estudo Carga de Doenças; Aldaisa Sposati, da PUC/SP, com o Estudo Métricas Territoriais de Proteção Social; Luciano Moreira, da Fiocruz/MG, Programa Eliminate Dengue – Brasil; e Alexander Precioso, do Instituto Butantã, apresenta o estudo Vacina para Dengue.

abertura oficial do evento acontecerá na noite do dia 3, com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha e de ciência, tecnologia e inovação,  Marco Antonio Raupp, além de autoridades, pesquisadores, gestores de saúde e representantes da sociedade civil organizada

No segundo dia, as atividades plenárias se iniciam com o painel Tradução do conhecimento em sistemas e serviços de saúde nas perspectivas do NICE, HTAi e McMaster Health Forum que terá como explanadores os convidados internacionais Kalipso Chalkidou, Clifford Goodman e John Lavis, sendo moderado pelo Secretário da SCTIE/MS, Carlos Gadelha.

A última atividade plenária abordará a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS) sob diferentes perspectivas. A mesa será presidida pelo diretor do Decit/SCTIE/MS, Antônio Carlos Campos, e contará com a participação de representantes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e  Academia Nacional de Medicina (ANM).

As atividades plenárias contarão com relatoria o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB), em parceria com o DECIT/SCTIE/MS.

Pesquisa Clínica

A coordenação geral de Pesquisa Clínica do Decit/SCTIE/MS realizará três atividades durante o evento: o V Encontro da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospitais de Ensino, que tem como objetivo fortalecer a RNPC e favorecer a colaboração com os Hospitais de Excelência; a exposição do Case Report Form (formulário de apresentação de dados em pesquisa clínica) eletrônico em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos) e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO); e o Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos Contratados em 2013 pela coordenação, que tem como foco a Rede Nacional de Pesquisas em Acidente Vascular Cerebral (RNPAVC) e a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Câncer (RNPCC).

Avaliação de Tecnologias em Saúde

A coordenação geral de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) do Decit/SCTIE/MS promoverá reuniões com os membros da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). Além disso, em parceria com a EVIPNet Brasil, apresentará o painel Oportunidades para a gestão da saúde: evidências para a tomada de decisão, no dia 4 de dezembro, dirigido a pesquisadores e gestores de todos os níveis do SUS e seus apoiadores. Esse painel contará com a participação dos convidados internacionais e apresentará as experiências e as redes de apoio à tomada de decisão informada por evidências no âmbito do Ministério da Saúde.

Fomento à Pesquisa em Saúde

A coordenação geral de Fomento à Pesquisa em Saúde do Decit/SCTIE/MS realizará o Encontro Nacional do PPSUS, a reunião do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e o Seminário de Avaliação de Projetos - Terapia celular. Ocorrerão, ainda, duas oficinas de prioridades promovidas pelo Fomento: Doenças Neurodegenerativas e Distúrbios Neuropsiquiátricos, voltadas para pesquisadores das áreas, que serão objetos de chamada pública a ser lançada pelo Decit/SCTIE/MS em 2014.

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

Durante o encontro serão divulgados os vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS dos anos de 2012 e 2013, promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS). Os prêmios conferidos nas categorias Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado e Monografia de Especialização ou Residência são de R$195 mil reais, somados os dois anos.

Lançamento de publicações

Serão lançadas durante o encontro, quatro publicações do Ministério da Saúde:
•        Avaliação da atenção ao pré-natal, ao parto e aos menores de um ano na Amazônia Legal e no Nordeste, Brasil, 2010;
•        Síntese de Evidências para Políticas de Saúde: reduzindo a mortalidade perinatal;
•        Livro do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2012;
•        Livro do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2013.

Atividades temáticas

As atividades temáticas ocorrerão em horários opostos ao dos eventos no auditório principal e com limitação de vagas. Os participantes poderão selecionar, dentre as 13 atividades oferecidas, àquelas de seu interesse.
·  Oportunidades para a gestão da saúde: evidências para a tomada de decisão (com a participação de três expositores internacionais);

· Seminário – Políticas de saúde informadas por evidências científicas: fronteiras e desafios para a tradução do conhecimento para o SUS (com a participação de três expositores internacionais);

· VI Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil.

· Encontro Nacional do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS;

· VII Reunião da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS;

· V Encontro da Rede Nacional de Pesquisa Clínica;

· Oficina de prioridades - Doenças Neurodegenerativas;

· Oficina de prioridades – Distúrbios Neuropsiquiátricos;

· Seminário de Avaliação Parcial de Projetos – Chamada 36/2012 Terapia Celular;

· Reunião do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto – ELSA-Brasil;

· Estandes dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT);

· IV Reunião do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS;

· Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos projetos de Pesquisa Clínica contratados em 2013;

Para mais informações acesse o portal do encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: integração entre conhecimento científico e políticas de saúde pelo endereço http://portal.saude.gov.br/sctie/decit/cienciasus

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.