Especialistas e autoridades mundiais na área de saúde pública participam, até esta sexta-feira (1°/11), do III Workshop Internacional sobre “Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para Programas de Saúde Pública”, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), numa realização conjunta com a Câmara Brasileira de Diagnóstico In Vitro (CBDL) e a London School of Hygiene and Tropical Medicine.
“Este é um grande evento para a saúde pública do Paraná e do mundo”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, na solenidade de abertura, na noite desta quarta-feira (30/10). O workshop acontece em Curitiba como resultado do termo de cooperação firmado com empresas associadas da CBDL, que instalou o Centro de Excelência em Diagnóstico in Vitro (CEDiV) no Parque Tecnológico da Saúde do instituto.
“O Tecpar tem um longo caminho percorrido na área da saúde e estes dois dias de encontro vão contribuir para aprimorar o tratamento da saúde da nossa população", destacou Felix.
"Hoje estamos dando um grande passo nesta área, fortalecendo a indústria do diagnóstico. Espero sair com ações e deveres. Acredito na nossa paixão, na inovação e criatividade, principalmente na área da saúde, onde temos muito a fazer", afirmou a presidente da CBDL, Liliana Perez.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o evento será um marco nessa área de testes diagnósticos de prevenção para a saúde pública. "Neste pouco tempo, desde que assumi a Secretaria, tenho participado de atividades importantes do Tecpar. O instituto tem uma história de sucesso e relevância nas áreas de tecnologia e inovação, com as quais temos um compromisso, e uma grande contribuição no desenvolvimento de novos produtos”.
Também participaram da solenidade de abertura o diretor do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz), Samuel Goldenberg; a pesquisadora da London School of Hygiene and Tropical Medicine, Rosanna Peeling; e a diretora do Lacen, Dra. Elizabeth Dropa, representante do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
Palestras – A diretora da área de pesquisa em diagnósticos da London School of Hygiene and Tropical Medicine, Dra. Rosanna Peelin, abriu a programação de palestras e debates, na manhã desta quinta-feira (31/10), no Auditório do Centro de Treinamento do Tecpar. Ela fez uma apresentação do cenário atual na Ásia, África e Américas e falou sobre a importância de um trabalho conjunto e harmonizado na área de prevenção e diagnóstico de doenças.
A pesquisadora defendeu a necessidade de um caminho regulatório para os laboratórios, para que os testes se tornem mais seguros, mais baratos e mais rápidos, com um acesso mais fácil para a população. A qualidade deve ter um padrão universal, disse, e os ensaios clínicos também devem ter um modelo comum, assim como se faz necessário um conjunto básico de dados e de registro para todos os países.
Em seguida, o consultor internacional em controle e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, Dr. Freddy Tinajeros, falou sobre o papel das agências e órgãos internacionais na colaboração com os países. O especialista fez um relato da experiência em países da América Central na prevenção do HIV e demais doenças transmitidas sexualmente.
Tinajeros citou a importância de se fortalecer a capacidade de diagnóstico dos laboratórios, de controlar a qualidade desses testes com monitoramento regular, de se desenvolver uma base de dados e elaborar manuais de procedimento para o diagnóstico de doenças, visando o controle, a prevenção e a melhoria da vigilância sanitária pública.
Os principais desafios para os programas de saúde pública globais, os atuais desafios na América Latina e o papel da Organização Mundial de Saúde (OMS) na atualidade, especialmente nessa área de prevenção e diagnóstico, foram debatidos durante a manhã desta quinta-feira (31).
Na continuidade da programação, serão debatidos temas como a política industrial versus regulação e o modelo brasileiro; o setor de diagnóstico in vitro no complexo industrial da saúde; a produção dos kits de diagnóstico por instituição pública e as parcerias público-privadas. E ainda os aspectos atuais em qualidade assegurada e avaliação e o cenário futuro para regulação nas Américas.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.