Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

EMS dispara na Liderança em Medicamentos Genéricos

O grupo EMS, de Hortolândia (SP), comandado pelo empresário Carlos Sanchez, disparou na liderança no mercado de genéricos. Dados do IMS Health mostram que a companhia nacional encerrou 2013 com participação de 31,07%, enquanto sua principal concorrente, a Medley, do grupo francês Sanofi, ficou com 19,35%. A Hypermarcas, terceira no ranking, ficou com participação de 12,61%.
Arquirrivais no mercado nacional de genéricos, a Medley e a EMS disputam palmo a palmo cada ponto porcentual de participação e comprimido vendido nesse segmento. A briga pela liderança começou a ficar acirradíssima nos dois últimos anos.
Até 2011, a Medley reinava absoluta nesse mercado. Entre o fim de 2012 e o início do ano passado, o grupo Sanofi promoveu uma verdadeira reestruturação na sua gestão, provocada pela perda de participação da companhia nesse setor. Além da mudança no comando da Medley, com a chegada do executivo Wilson Borges, ex-CEO do laboratório italiano Zambon, o presidente do grupo Sanofi, Heraldo Marchezini, deixou a empresa. O executivo Patrice Zagamé, ex-Novartis, assumiu o comando da farmacêutica no Brasil.
A perda de participação da Medley, que era comandada pela família Negrão até o fim de 2009, quando foi adquirida pelo grupo francês, tem sido significativa. Em 2013, a companhia fechou com 19,35%, queda de 7,1 pontos porcentuais sobre 2012. Em 2012, a Medley tinha 31,2%.
Avanço
Gigantes desse setor, como a Hypermarcas, querem avançar nesse vácuo deixado pela vice-líder. Em 2012, a companhia, dona da Neo Química, encerrou o ano com fatia de 10,01% e subiu para 12,6% no ano passado.
Outras farmacêuticas, que estão entre as dez maiores no ranking, também mudaram de posição. A Teuto, que tem a Pfizer como acionista, saltou da quinta em 2012 para a quarta no ano passado, com participação de 8%. A nacional Eurofarma subiu para a quinta maior (em 2012 era a sexta). O Aché, com 6,24% em 2013, caiu para sexta posição (no ano anterior era o quarto). As companhias Prati-Donaduzzi, Novartis, Nova Química e Merck, respectivamente, completam as dez maiores.
Levantamento da Pró Genéricos mostra que até o fim do ano dez novos medicamentos de referência (inovadores) devem ter suas patentes vencidas. Esses produtos registram, juntos, receita de cerca de R$ 750 milhões, que pode ser absorvida, em boa parte, pelos laboratórios de genéricos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.