Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Conselho Nacional de Saúde: Fiocruz apresenta trabalho da instituição e propostas de parceria


Modelo de utilização da plataforma...

O presidente Paulo Gadelha participou da reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizada na quarta-feira (7/5), em Brasília, para apresentar a agenda de trabalho da Fiocruz no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e propor a ampliação de ações cooperativas entre a Fundação e o Conselho. Também estiveram no encontro o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Valcler Rangel, e o diretor da Regional de Brasília, Gerson Penna.

Oferecer subsídios ao CNS para a elaboração de contribuições ao Plano Plurianual (PPA) e ao Plano Nacional de Saúde, a partir da avaliação dos Planos Estaduais, foi uma das propostas do presidente da Fiocruz. Gadelha sugeriu que a Fundação faça de forma mais intensa o acompanhamento da evolução da agenda tripartite e das pautas do Conselho e a prospecção de temas comuns entre Fundação e CNS. O presidente propôs um rol de ações para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para 2015.

Entre as propostas estão o comparativo das metodologias adotadas e o fortalecimento do controle social e das ações de comunicação - especialmente com utilização do Canal Saúde, na etapa preparatória e na cobertura do evento. Paulo Gadelha ressaltou a importância de resgatar a relevância política e mobilização social da Conferência e propôs a montagem de uma exposição sobre controle social no SUS. Todos esses temas serão levados pelo presidente para discussão na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz, prevista para a última semana deste mês (26 e 27/5).

Durante a apresentação sobre o trabalho da Fundação, as atividades de fortalecimento do SUS em suas diversas vertentes foram elencadas pelo presidente nas áreas de ensino e pesquisa; informação e comunicação; vigilância em saúde; assistência; formação de profissionais; produção de medicamentos e insumos para a saúde. Gadelha também destacou o compromisso da instituição com o cidadão por diversos meios, entre os quais a Carta de Serviço ao Cidadão.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.