Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Funed abre nova exposição na Semana Nacional de Museus



Semana Nacional de Museus

Escritório de Época é exposto no Hall de entrada da Funed
Em comemoração à Semana Nacional de Museus, celebrada entre 12 e 18/05, e ao Dia Internacional do Museu, dia 18 de maio, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) disponibiliza mais uma oportunidade para o que público conheça a história centenária da instituição. Desde a última semana, um Escritório de Época foi montado no Hall do Prédio principal da Funed (Rua Conde Pereira Carneiro, 80, no Bairro Gameleira) e ficará exposto até o fim deste mês.
“Na busca de preservar sua memória e resgatar o ambiente científico da pesquisa em saúde no início do século XX, a Funed reconstruiu um escritório utilizado no Instituto Ezequiel Dias. Esse escritório é uma réplica do que era utilizado na época e que as pessoas podem vivenciar o ambiente científico. Para tanto, foram resgatados equipamentos, móveis, materiais e objetos que compunham o ambiente de trabalho que fazem parte da história institucional”, explica a coordenadora do Centro de Informação Científica, Histórica e Cultural (Cenif) da Funed, Anna Maria Leite.
De acordo com o historiador da Funed, Sidney Carmo, ao trazer a exposição “Escritório de Época”, o Museu Histórico de Ciências da Fundação promove não só a divulgação científica, como, também, provoca o visitante para conhecer a história da instituição que também é contada pelos objetos que estabelecem um arquivo memorialístico. “O escritório de Época se inscreve como um ícone surpreendente do belo e importante acervo que possuímos. A peça, digo o conjunto deste mês, revigora a história desta instituição em uma constante prática que nos cabe conhecer, divulgar e preservar e isto é uma das ações dos museus de ciência”, afirma o historiador.
O Escritório de Época montado na Funed é a segunda exposição dentro do projeto “Peça do Mês”, que tem por objetivo fazer com que o público tenha um maior interesse em conhecer mais sobre o acervo histórico da Fundação e despertar a curiosidade das pessoas pela ciência. A exposição é gratuita e aberta ao público externo. A primeira foi um conjunto de óculos de prata utilizado para fazer exames de vista e 200 lentes de aro dourado e prata de vários graus. “Esse projeto visa expor e dar visibilidade aquilo que nós temos no nosso acervo museológico e que muitas pessoas ainda não conhecem. Atualmente, temos mais de 70 peças em nosso acervo”, completa Anna Maria.
O projeto é uma iniciativa do Museu Histórico de Ciências da Funed em parceria com o Núcleo de Popularização da Ciência, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD).
Visitas
Interessados em conhecer o Escritório de Época exposto no Hall de entrada da Funed e até mesmo o acervo histórico de livros e o Laboratório de Época do museu da instituição, basta comparecer à Fundação nas terças ou quintas-feiras, das 13h às 17h, e informar na portaria que deseja fazer uma visita ao museu da Funed.
Além disso, várias outras áreas da instituição estão de portas abertas para que o público externo possa conhecer mais sobre um dos mais importantes órgãos de saúde do Sistema Único de Saúde. Ao todo, são dez áreas para visitação, para conferir a política de visita de cada área, acesso o link http://funed.mg.gov.br/destaques/de-portas-abertas.

Texto e foto: Werlison Martins
Assessoria de Comunicação Social
Fundação Ezequiel Dias
comunicacao@funed.mg.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.