Semana Nacional de Museus
Escritório de Época é exposto no Hall de entrada da Funed |
Em comemoração à Semana Nacional de Museus, celebrada entre 12 e 18/05, e ao Dia Internacional do Museu, dia 18 de maio, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) disponibiliza mais uma oportunidade para o que público conheça a história centenária da instituição. Desde a última semana, um Escritório de Época foi montado no Hall do Prédio principal da Funed (Rua Conde Pereira Carneiro, 80, no Bairro Gameleira) e ficará exposto até o fim deste mês.
“Na busca de preservar sua memória e resgatar o ambiente científico da pesquisa em saúde no início do século XX, a Funed reconstruiu um escritório utilizado no Instituto Ezequiel Dias. Esse escritório é uma réplica do que era utilizado na época e que as pessoas podem vivenciar o ambiente científico. Para tanto, foram resgatados equipamentos, móveis, materiais e objetos que compunham o ambiente de trabalho que fazem parte da história institucional”, explica a coordenadora do Centro de Informação Científica, Histórica e Cultural (Cenif) da Funed, Anna Maria Leite.
De acordo com o historiador da Funed, Sidney Carmo, ao trazer a exposição “Escritório de Época”, o Museu Histórico de Ciências da Fundação promove não só a divulgação científica, como, também, provoca o visitante para conhecer a história da instituição que também é contada pelos objetos que estabelecem um arquivo memorialístico. “O escritório de Época se inscreve como um ícone surpreendente do belo e importante acervo que possuímos. A peça, digo o conjunto deste mês, revigora a história desta instituição em uma constante prática que nos cabe conhecer, divulgar e preservar e isto é uma das ações dos museus de ciência”, afirma o historiador.
O Escritório de Época montado na Funed é a segunda exposição dentro do projeto “Peça do Mês”, que tem por objetivo fazer com que o público tenha um maior interesse em conhecer mais sobre o acervo histórico da Fundação e despertar a curiosidade das pessoas pela ciência. A exposição é gratuita e aberta ao público externo. A primeira foi um conjunto de óculos de prata utilizado para fazer exames de vista e 200 lentes de aro dourado e prata de vários graus. “Esse projeto visa expor e dar visibilidade aquilo que nós temos no nosso acervo museológico e que muitas pessoas ainda não conhecem. Atualmente, temos mais de 70 peças em nosso acervo”, completa Anna Maria.
O projeto é uma iniciativa do Museu Histórico de Ciências da Funed em parceria com o Núcleo de Popularização da Ciência, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD).
Visitas
Interessados em conhecer o Escritório de Época exposto no Hall de entrada da Funed e até mesmo o acervo histórico de livros e o Laboratório de Época do museu da instituição, basta comparecer à Fundação nas terças ou quintas-feiras, das 13h às 17h, e informar na portaria que deseja fazer uma visita ao museu da Funed.
Além disso, várias outras áreas da instituição estão de portas abertas para que o público externo possa conhecer mais sobre um dos mais importantes órgãos de saúde do Sistema Único de Saúde. Ao todo, são dez áreas para visitação, para conferir a política de visita de cada área, acesso o link http://funed.mg.gov.br/destaques/de-portas-abertas.
Texto e foto: Werlison Martins
Assessoria de Comunicação SocialFundação Ezequiel Dias
comunicacao@funed.mg.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.