Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Projeto assegura recursos para pesquisa de doenças raras e negligenciadas

É o caso de doenças que afetam um número pequeno de indivíduos ou que atingem a população de menor poder aquisitivo.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6566/13, do Senado, que assegura verba para pesquisa de medicamentos, vacinas e terapias de doenças raras ou negligenciadas pela indústria farmacêutica. É o caso de doenças que afetam um número pequeno de indivíduos ou que atingem a população de menor poder aquisitivo.

A proposta reserva pelo menos 30% dos recursos do Programa de Fomento à Pesquisa da Saúde à pesquisa dessas doenças. A aplicação do dinheiro será definida em regulamento.
O programa, conforme a Lei 10.332/01, é abastecido por 17,5% do total da arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), incidente sobre a importação e comercialização de combustíveis.

O autor do projeto, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), alega que enfermidades infecciosas que afetam grande parte da população não recebem a atenção devida da indústria farmacêutica. É o caso da doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase, malária, tuberculose, entre outras. "Menos de 10% dos gastos mundiais com pesquisa em saúde são dedicados a males que representam 90% da carga global de doenças", disse.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:

PL-6566/2013
(Agência Câmara)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.