Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Audiência discutirá prevenção às doenças evitáveis

Benedita da Silva quer debater ações do Ministério da Saúde no combate a doenças como hanseníase e tuberculose.
A prevenção às doenças evitáveis será tema de audiência pública na próxima quarta-feira (16)será realizada às 14 horas, no Plenário 9, na Câmara dos Deputados. O evento será promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Seguridade Social e Família.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que sugeriu a audiência, quer debater o planejamento e as ações executadas pelo Ministério da Saúde no combate a doenças como hanseníase, malária, tuberculose, doença de Chagas e leishmaniose.

“O acesso à saúde é um direito reconhecido mundialmente e, no Brasil, as políticas públicas têm sido aprimoradas, a exemplo da implantação do programa Mais Médicos. Ainda é preciso garantir, no entanto, um planejamento e execução de medidas que contribuam para extinguir as doenças evitáveis no País”, afirma a deputada.

O debate também foi sugerido pelos deputados Nilmário Miranda (PT-MG) e Antonio Brito (PTB-BA).
Combate à hanseníase
Nilmário Miranda lembra que, em relação à hanseníase, o Brasil e outros 16 países com maior incidência da doença assinaram um acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover o combate à doença (Declaração de Bangkok para um Mundo sem Hanseníase).

Uma das principais recomendações do acordo é a articulação dos ministérios da Saúde dos países signatários com as comunidades e os fóruns de pessoas atingidas pela hanseníase.
Convidados
Foram convidados para a audiência:-
a.      ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti;
b.      secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa;
c.       presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede TB), MarthaOliveira;
d.      presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Mitermayer Galvão dos Reis;
e.      coordenador nacional do Movimento pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio;
f.        secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo de Sant'Ana.

Da Redação - PT Lúcio Bernardo Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.