Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Comissão de Infraestrutura vai debater implantação de rota que ligará o Brasil ao Pacífico

A viabilidade da implantação definitiva da chamada Rota Bioceânica, para interligar o Oceano Atlântico ao Pacífico e facilitar o escoamento da produção brasileira para a China, é tema de audiência pública marcada para esta quarta-feira (6), às 7h30, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
A rota que une o Pacífico ao Atlântico - do porto brasileiro de Santos aos portos de Arica e Iquique (no Chile) e de Matarani e Ilo (no Peru), passando pela Bolívia - esbarra em gargalos que obstruem seu pleno funcionamento, de acordo com o senador Ruben Figueiró (PSDB-MS).
Um dos problemas, segundo o parlamentar, que é autor do pedido de realização da audiência, é a falta de integração e cooperação entre os países envolvidos, de forma a tornar mais simples e atrativas as viagens.
“Com a conclusão e conexão desse corredor ao sistema de transportes já existente, a redução dos custos para os produtores do Centro-Oeste poderia se tornar realidade, estimulando nossa economia e gerando emprego e renda”, aponta Figueiró.
O senador observa que, em comparação com a saída por portos localizados no Oceano Atlântico, a navegação até a Ásia poderia ser reduzida em quase 8 mil quilômetros. A conclusão da conexão desse corredor também reduziria os custos para os produtores de países vizinhos como Argentina e Paraguai.
Para o debate foram convidados o prefeito da cidade chilena de Iquique, Jorge Soria Quiroga; o secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes do Mato Grosso do Sul, Edson Giroto; o prefeito de Porto Murtinho (MS), Heitor Miranda dos Santos; e o coordenador-geral de Assuntos Econômicos da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.
Agência Senado

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.