Brasília – Teve início na tarde desta quarta-feira (03/09), a reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do CONASS. Coordenada pelas assessoras técnicas do Núcleo de Atenção à Saúde do CONASS, Eliana Dourado e Lídia Tonon, o encontro promove o debate entre técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde.
Na abertura do encontro, a secretária executiva do CONASS em exercício, Rita Catanelli, ressaltou a importância da reunião e observou que esses encontros são a oportunidade que a assessoria técnica do CONASS tem para ouvir o que está sendo vivenciado na prática pelos estados. “Esses momentos são importantes porque a partir do que escutamos aqui, nós planejamos as nossas ações para dar o apoio necessário no desenrolar das várias atividades e questões que vocês têm na SES”.
O coordenador geral de Média e Alta Complexidade do Departamento de Atenção Especializada e Temática (Daet), José Eduardo Fogolin, falou sobre a Rede de Atenção às Urgências e as linhas de cuidado no acidente vascular cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Fogolin ressaltou a importância da reunião já que hoje o grupo condutor da rede também está realizando um balanço interno. “Eu me desloquei até aqui para vir falar com vocês sobre o modelo e a proposição dessas linhas de cuidado, além de fazer um balanço sobre todo processo de implementação e o seu impacto na rede”, explicou.
Também participaram deste primeiro dia de reunião, a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU/SAS), Maria do Carmo e a coordenadora geral de Atenção Hospitalar (DAHU/SAS), Claudia Canabrava. Elas falaram sobre contratualização dos estabelecimentos hospitalares em 2014.
A reunião da Câmara Técnica continua na quinta-feira (04/09), com a V Oficina de Atenção à Saúde, na qual serão pautados temas como a SES e a Atenção Hospitalar; os projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadis) na atenção hospitalar; o percurso metodológico da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), e a revisão dos parâmetros da atenção especializada e hospitalar pós consulta pública.
Também amanhã, será realizada a I Oficina sobre Doenças Reais Crônicas sob a coordenação de Jose Eduardo Fogoli e equipe. Participarão os assessores técnicos do CONASS, do Cosems, representantes das SES do Pará, Pernambuco , São Paulo , Paraná , Rio Grande do Sul e representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) Belém, Recife, São Paulo, Curitiba , Porto Alegre.
As fotos do primeiro dia do encontro estão disponíveis na nossa galeria no Flickr -https://www.flickr.com/ photos/conass/
Tatiana Rosa
Assessoria de Comunicação Social do CONASS
61 - 3222-3000
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.