Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

2a. Chamada da Embrapii vai contemplar ensino voltado para CT&I em institutos federais

Está previsto para o início de outubro o lançamento do segundo edital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Desta vez, a chamada pública será destinada a institutos federais, com o objetivo de capacitar recursos humanos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

“A ideia é formar gente para trabalhar com CT&I por meio da educação, desde o ensino médio até o superior. As unidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) serão integradas à formação de pessoas para atuar em processos de inovação em empresas”, afirmou o diretor de Prospecção e Articulação da Embrapii, José Luis Gordon.

Mesmos moldes

O volume de investimentos na chamada não foi divulgado, mas ela será financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) – metade para cada –, adotando o mesmo modelo do primeiro edital da Embrapii. A versão anterior será finalizada neste ano e beneficiou dez institutos de pesquisa, com um total de R$ 193 milhões aportados em 73 projetos.

A nova chamada seguirá os mesmos moldes da anterior, com a Embrapii e a indústria beneficiada sendo responsáveis, cada uma, por arcar com, no mínimo, um terço do valor total do projeto. Os institutos federais deverão contribuir com até o terço final, mas este valor pode ser menor. Aí, caberá à empresa ou a Embrapii completarem o montante total.

Parques tecnológicos

Na avaliação da presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francilene Garcia, o atendimento a projetos de parques tecnológicos contempla a uma demanda do setor, mas esta iniciativa pode ser ampliada. A ideia é integrar os trabalhos de inovação de diferentes áreas. Na primeira chamada pública da Embrapii, três parques do ramo foram beneficiados.
“Nós vamos estudar mais a aproximação entre centros de pesquisa e desenvolvimento com parques tecnológicos para formar uma cadeia produtiva mais robusta”, afirmou a dirigente.

(Fonte: Agência Gestão CT&)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.