Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Ex-ministro da Saúde Adib Jatene deixa a UTI

O cardiologista foi hospitalizado em 22 de setembro após sofrer um infarto. Agora, ele se recupera em um quarto do HCor.


O cardiologista Adib Jatene, em agosto deste ano
(Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress)
O ex-ministro da Saúde e diretor-geral do hospital, Adib Domingos Jatene, de 85 anos, teve alta da unidade na manhã desta terça-feira. Ele ficou 22 dias internado na UTI do Hospital do Coração (HCor). De acordo com uma nota divulgada pelo HCor, Jatene foi transferido para um quarto e permanece em recuperação. O médico foi internado no dia 22 de setembro depois de um infarto agudo do miocárdio.

Jatene já havia sofrido um ataque cardíaco em 2012. Após recuperar-se, escreveu um depoimento à revista VEJA São Paulo no qual relatou ter diagnosticado o seu próprio infarto. "Peguei o telefone e não tive dúvida: liguei para o (Instituto) Dante Pazzanese e falei com o médico José Eduardo Sousa", escreveu. "Falei: 'Preciso de você. Estou infartando e teremos de fazer o cateterismo que deveríamos ter realizado semanas atrás'."

Carreira — Um dos maiores nomes da medicina brasileira, Jatene foi o primeiro médico a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e desenvolveu o primeiro coração-pulmão artificial do mundo, no Hospital das Clínicas, em 1958. O cardiologista também criou uma técnica para corrigir artérias de bebês, que ficou conhecida como Cirurgia de Jatene.

Nascido em 4 de junho de 1929 em Xapuri, no Acre, Jatene foi criado na cidade mineira de Uberaba. Formou-se em medicina pela USP no ano de 1953, onde tornou-se professor emérito. Ocupou três cargos públicos: ministro da Saúde dos governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso e secretário da Saúde de São Paulo na gestão de Paulo Maluf. 

(Com Estadão Conteúdo)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.