Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Instituto Vital Brazil comemora Dia Nacional da Sífilis com alerta

Doença ainda é uma das principais causas de morte materno-infantil

Estima-se que sete mil novos casos de sífilis em gestantes são detectados por ano. O Instituto Vital Brazil, por meio do Laboratório de Biomarcadores (Biomarc), atende gestantes do Estado do Rio com o programa de Triagem Pré-natal para detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis. Entre os marcadores triados, está a sífilis, doença que ainda é uma das principais causas de morte materno-infantil. “Por isso, no Dia Nacional da Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro, o Instituto quer chamar atenção para a incidência da doença e como pode ser evitada”, disse o coordenador do Biomarc e pesquisador, Juan Fidel.

Dos marcadores triados pelo Biomarc, o de sífilis é o que mais cresceu nos últimos anos. Dados do Laboratório, do ano de 2013, apontaram 1614 pessoas infectadas, um crescimento de mais de 100% se comparado à 2011. “A sífilis congênita pode provocar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. Também é necessário ter cuidado no momento do parto para evitar sequelas no recém-nascido como cegueira, surdez e deficiência mental, alerta Fidel.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum que pode ser transmitida pelo ato sexual, transfusão de sangue ou transmissão vertical (de mãe para filho) durante a gestação ou no parto. O uso da camisinha e o correto acompanhamento durante a gravidez são formas simples e eficazes de prevenção. O Brasil tem o desafio de eliminar a sífilis congênita no país até 2015, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos. Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.

Sobre o Biomarc - O Biomarc realiza exames com a tecnologia de papel de filtro, que utiliza apenas algumas gotas de sangue tiradas de um furo no dedo. Além da sífilis, outros marcadores como HIV, Toxoplasmose, glicose e colesterol também são analisados. A triagem feita no papel de filtro é mais rápida e segura, pois não utiliza vidros no transporte para o laboratório. O laboratório já atua em 85 municípios do Rio. Se o seu município não é atendido pelo serviço, peça a Secretaria de Saúde para entrar em contato com o Instituto Vital Brazil e incluí-lo.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.