Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar apresenta Programa Smart Energy Paraná na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai apresentar o andamento dos trabalhos do Programa Smart Energy Paraná durante o Seminário e Show Room “Energias renováveis como vetor do desenvolvimento do Oeste do Paraná”, realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 15 e 16 de outubro. O programa, que tem o Tecpar como executor, objetiva consolidar as competências do estado em geração distribuída por fontes de energias renováveis conectadas a redes inteligentes.

O instituto, representado por pesquisadores do Centro de Energias (CEN), vai ter um estande no evento, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na ocasião, serão apresentadas as ações realizadas pelo Tecpar na área de energias renováveis, em especial a solar e a eólica, e sobre a avaliação das melhores tecnologias para desenvolver um sistema inteligente no estado. “Como executores do programa, analisamos qual é o melhor custo-benefício das tecnologias disponíveis do mercado e queremos, nesta aproximação no Oeste do estado, fazer o contato entre a comunidade científica, o governo e os consumidores”, explica Wellington Vecchiatto, gerente do CEN.

Para fortalecer esse relacionamento, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, vai participar, na quarta-feira (15), de um painel que vai debater a contribuição das políticas públicas para o setor energético, bem como a analisar as fontes de financiamento para projetos no segmento.

Pelo Programa Smart Energy Paraná, criado pelo Decreto Estadual 8.842/2013 e vinculado ao Programa Paraná Inovador, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Tecpar recebeu uma plataforma experimental para levantar dados sobre o potencial de geração de energia solar e eólica no estado, analisando as melhores tecnologias disponíveis para o aproveitamento desses recursos com redes inteligentes.

Os primeiros resultados da plataforma de energias começaram a ser apresentados no segundo semestre deste ano, com a dissertação de mestrado do pesquisador André Gomes, do CEN. No estudo, intitulado “Instalação e integração de sistemas de microgeração com fontes renováveis para redes elétricas inteligentes”, o pesquisador constatou, entre outros resultados, que painéis fotovoltaicos instalados no campus CIC do Tecpar têm capacidade para gerar, em média, 3 mil kW/h ao ano, o que representa o abastecimento da casa de uma família de quatro pessoas com consumo mensal de 250 kWh.

Promovido pelo Sebrae, o seminário e show room é realizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e conta com a parceria do Tecpar, da Seti e de outras instituições do estado.


Serviço: O Seminário e Show Room “Energias renováveis como vetor do desenvolvimento do Oeste do Paraná” é realizado entre os dias 15 e 16 de outubro, em Foz do Iguaçu. Mais informações podem ser obtidas pelo site semanact.mcti.gov.br/web/snct2014/inicio.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.