Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Curso de Atualização Profissional em Biossegurança em Biotérios na Fiocruz

Tema do curso será “Os avanços e desafios a enfrentar para atender a substituição, diminuição e refinamento de animais por métodos alternativos válidos”
Nesse ano a abertura do Curso de Atualização Profissional em Biossegurança em Biotérios da Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz terá como tema “Os avanços e desafios a enfrentar para atender a substituição, diminuição e refinamento (3Rs) de animais por métodos alternativos válidos”, com a participação de:
ü  José Mauro Granjeiro – Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação animal / Concea,
ü  Isabella Delgado – da Rede Nacional de Métodos Alternativos / Renama,
ü  Octavio Presgrave – Coordenador do Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos / BraCVAM e
ü  Joel Majerowicz – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Anvisa.
O curso tem por objetivo capacitar profissionais de nível técnicos e superior na utilização de técnicas de biossegurança em biotérios de criação e experimentação animal e desenvolver o interesse pela aplicação de boas normas de segurança laboratorial. Organizado em vários temas da biossegurança e palestras proferidas por profissionais da Fundação Oswaldo Cruz e instituições congêneres do Rio de Janeiro, permitira aos discentes desenvolver com mais aptidão suas atividades nas ciências de animais de laboratório, implementando e aplicando técnicas e tecnologias na área de biossegurança em biotérios. Os temas abordados no curso encontram-se divididos em diversos eixos na criação e experimentação animal, tais como: aspectos fundamentais em biotérios, primeiros socorros, prevenção e combate incêndio, boas práticas laboratoriais, qualidade sanitária e genética de animais de laboratório; equipamentos de proteção individual e coletiva, técnicas de contenção biológica; uso seguro de desinfetantes, gerenciamento de resíduos biológicos, segurança química e biológicas, enfermidades ocupacionais causadas por agentes biológicos, bioética e legislação.
O evento, com entrada  livre, ocorrerá no dia 3 de dezembro, às 10:00hs, no auditório do INCQS / Fiocruz (Avenida Brasil, nº 4365 – Manguinhos – RJ)
 (Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz / Fiocruz)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.