Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar realiza capacitação para profissionais da indústria de produtos médico hospitalares

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove, no mês de novembro, um treinamento sobre ciclo de vida de produtos e sua certificação em órgãos de regulação. Voltado para profissionais da indústria de produtos médico hospitalares e para quem atua na garantia e controle da qualidade, a capacitação será realizada nos dias 20 e 21 de novembro.

A primeira vertente do curso é “Gerenciamento de risco no ciclo de vida de produtos para a saúde”. O principal objetivo desta capacitação é ajudar os profissionais a compreender a aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas de gerenciamento às tarefas de análise, avaliação, controle e monitoração de risco. O curso será ministrado por Rodinei Esser Dalcin, farmacêutico bioquímico e especialista em Engenharia da Qualidade.

Maurício Fernandes, coordenador do curso, explicou que indústrias de produtos médico hospitalares devem registrar o produto nas normativas estabelecidas pelos órgãos reguladores. “O curso auxilia no entendimento do uso pretendido do produto e o gerenciamento de riscos através das normativas. Na ocasião, os alunos poderão tirar dúvidas pontuais de forma individualizada”, explica.

A segunda parte da capacitação vai trazer o curso “Obtenção de marcação CE e registro e cadastro na Anvisa”, ministrado por Clecio Dambiski, proprietário da Qualabor – Soluções em Sistemas de Gestão da Qualidade, Laboratórios e Certificações de Produtos. Dambiski vai apresentar informações sobre registro e cadastro de produtos médico hospitalares na Anvisa, além de explicar como obter a Marcação CE, um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados na Europa. “As indústrias de produtos hospitalares que buscam exportar para o mercado europeu precisam, necessariamente, desta certificação. Esse curso vai ajudar muito o empresário para entender como obtê-lo”, ressalta Fernandes.

Serviço: Os cursos “Gerenciamento de risco no ciclo de vida de produtos para a saúde” e “Obtenção de marcação CE e registro e cadastro na Anvisa” vão ser realizados nos dias 20 e 21 de novembro, com carga horária de 16 horas, no Centro de Treinamento do Instituto de Tecnologia do Paraná (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). As inscrições vão até o dia 14 de novembro e custam R$ 250. Mais informações podem ser obtidas com Maurício Fernandes, pelo e-mail mfernandes@tecpar.br ou pelo telefone (41) 3316-3208.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.