Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Trabalho de servidora da Funed sobre Leishmaniose conquista 1º lugar em Exposição Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia

Foram mais de 800 trabalhos inscritos, 51 selecionados para apresentação em 17 painéis. O trabalho apresentado pela servidora Maria Regina Lage Guerra, do Serviço de Doenças Parasitárias da Funed, sobre Leishmaniose, foi selecionado e ainda foi classificado em 1º lugar no painel que tratava do tema “Hanseníase , leishmaniose e outras doenças da pobreza”. O trabalho dela tem a proposta de educação em saúde e foi apresentado por meio de uma Brinquedoteca, mostrando todo o ciclo da Leishmaniose Visceral.

O trabalho da Funed foi exposto no painel de número 8 e concorreu com dois trabalhos sobre hanseníase. “Todos os apresentadores ganharam prêmios: o nosso ficou em primeiro lugar. O mais difícil foi ter o trabalho selecionado. Foi muito legal, fui muito procurada por pessoas de todo o Brasil e conheci várias pessoas que trabalham com leishmaniose”, comemora Maria Regina.

A apresentação foi realizada em Brasília, na semana de 28 a 31 de outubro, na 14ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças).  A Mostra é voltada para o compartilhamento das experiências desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, o público pôde conferir painéis, mostras e participar de oficinas e de debates com convidados nacionais e internacionais.

Este é mais um ganho para a saúde pública, em poder contar com pessoas interessadas e dispostas a levar o conhecimento à população. “Parabenizo a Maria Regina e a todos os servidores que têm se empenhado pela saúde pública em Minas Gerais, utilizando a informação para os cidadãos como estratégia para melhorias na saúde pública. Este é um grande gargalo do SUS: aproximar dos usuários. A Maria Regina tem grande mérito por ter esta percepção e saber trabalhar em parceria e de forma integrada dentro do Programa Ciência em Movimento. É um belíssimo projeto, sem nenhuma dúvida!”, afirma o presidente Francisco Tavares.

Texto: Nayane Breder e Junio Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.