Foram mais de 800 trabalhos inscritos, 51 selecionados para apresentação em 17 painéis. O trabalho apresentado pela servidora Maria Regina Lage Guerra, do Serviço de Doenças Parasitárias da Funed, sobre Leishmaniose, foi selecionado e ainda foi classificado em 1º lugar no painel que tratava do tema “Hanseníase , leishmaniose e outras doenças da pobreza”. O trabalho dela tem a proposta de educação em saúde e foi apresentado por meio de uma Brinquedoteca, mostrando todo o ciclo da Leishmaniose Visceral.
O trabalho da Funed foi exposto no painel de número 8 e concorreu com dois trabalhos sobre hanseníase. “Todos os apresentadores ganharam prêmios: o nosso ficou em primeiro lugar. O mais difícil foi ter o trabalho selecionado. Foi muito legal, fui muito procurada por pessoas de todo o Brasil e conheci várias pessoas que trabalham com leishmaniose”, comemora Maria Regina.
A apresentação foi realizada em Brasília, na semana de 28 a 31 de outubro, na 14ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças). A Mostra é voltada para o compartilhamento das experiências desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, o público pôde conferir painéis, mostras e participar de oficinas e de debates com convidados nacionais e internacionais.
Este é mais um ganho para a saúde pública, em poder contar com pessoas interessadas e dispostas a levar o conhecimento à população. “Parabenizo a Maria Regina e a todos os servidores que têm se empenhado pela saúde pública em Minas Gerais, utilizando a informação para os cidadãos como estratégia para melhorias na saúde pública. Este é um grande gargalo do SUS: aproximar dos usuários. A Maria Regina tem grande mérito por ter esta percepção e saber trabalhar em parceria e de forma integrada dentro do Programa Ciência em Movimento. É um belíssimo projeto, sem nenhuma dúvida!”, afirma o presidente Francisco Tavares.
Texto: Nayane Breder e Junio Santos
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.