Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Almoço marca início das celebrações dos 75 anos do Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) inicia, nesta sexta-feira (5), as comemorações dos 75 anos da instituição, com um almoço voltado a colaboradores e autoridades. Na ocasião, o diretor-presidente da instituição, Júlio Felix, vai apresentar um balanço das atividades da organização nos últimos anos e as perspectivas futuras da entidade. No evento, será lançado ainda o Museu Virtual da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Augusto Enrietti, que resgata a memória da instituição.

O Tecpar está se preparando desde o segundo semestre de 2014 para chegar aos 75 anos, marco que será atingido no dia 6 de junho do ano que vem. Fundado em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição tinha a sua frente o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto.

Para relembrar a história do Tecpar, suas conquistas e seus desafios, serão homenageados o fundador do instituto, Marcos Augusto Enrietti; Edmundo Reichmann, diretor-presidente que foi protagonista na consolidação do acordo entre Brasil e Japão, que resultou na inauguração do Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC); José Richa, em cujo governo o Centro de Tecnologia Industrial foi inaugurado; e Salvador Fernandes Netto, engenheiro químico que ingressou na instituição em 1947 e foi diretor técnico do instituto entre os anos de 1987 e 1994. O evento homenageará ainda os dez colaboradores com mais tempo de casa.

Nestes últimos 75 anos, o Tecpar se expandiu e hoje tem dois campi em Curitiba, um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na região metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, estando um deles em obras.

O diretor-presidente ressalta que o que dá sustentabilidade às ações do Tecpar são os quatro pilares sobre os quais a organização está baseada: Soluções Tecnológicas, Biotecnologia, Empreendedorismo Tecnológico Inovador e Educação. “Nesses últimos 75 anos, a atuação do pequeno laboratório que originou o Tecpar se expandiu e hoje coloca a organização como referência no estado e no país na execução de suas atividades como centro de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Inovação esta que está no cerne de nossa plataforma tecnológica e que permeia os quatro pilares que sustentam a nossa organização”, salienta Felix.

Além dos homenageados e da diretoria executiva da instituição, já confirmaram presença as seguintes autoridades: o governador Beto Richa; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; os deputados estaduais Cantora Mara Lima e Felipe Francischini; o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Jandir Alexandro Anghinoni; e o Vereador de São José dos Pinhais, Tadeu Afonso Camargo.

Museu Virtual

Para marcar o início da celebração dos 75 anos da instituição, o Tecpar lança, na mesma ocasião, o Museu Virtual da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Augusto Enrietti. O museu promove um tour em 360º em galerias que reúnem equipamentos antigos usados em laboratórios, imagens que retratam a história da instituição e homenagens a ex-presidentes e pesquisadores do instituto. O museu poderá ser acessado pelo site do Tecpar: portal.tecpar.br.

História

Após ser fundado, o  Laboratório de Análises e Pesquisas foi transformado, um ano mais tarde, em Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do estado. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, abrindo novas frentes de atuação à instituição.

A última mudança significativa aconteceu em 4 de dezembro de 1978, quando houve a troca do nome para Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a alteração da estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.

Serviço
Almoço em comemoração aos 75 anos do Tecpar
Data: Sexta-feira (5)
Horário: A partir das 10h30

Local: Restaurante Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5875 - Santa Felicidade)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.