O BeeNoculus, óculos de realidade virtual para uso em smartphones desenvolvido inteiramente em Curitiba, vai ser lançado mundialmente durante a Consumer Electronics Show 2015 (CES 2015), maior feira internacional de tecnologia. O produto, criado por José Evangelista Terrabuio Junior, fundador da Beetech, empresa incubada na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), se tornou uma marca e seu lançamento mundial marca seu spin-off – quando uma nova empresa nasce de um empreendimento já existente.
O BeeNoculus é um óculos de realidade virtual que acopla o smartphone dentro do aparelho para proporcionar a imersão no conteúdo dos aplicativos, que podem ser jogos ou filmes, por exemplo. O desenvolvimento do óculos levou em consideração o maior número possível de smartphones, de diferentes marcas e com telas que variam de quatro a seis polegadas. O preço do produto deve custar aproximadamente R$ 100. O seu lançamento será realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, na segunda semana de janeiro. Usuários que queiram fazer a compra do produto já no lançamento, podem fazer o cadastro para a pré-venda no site da empresa (beenoculus.com.br).
Terrabuio Jr., fundador da empresa, explica que a estratégia de lançar o aparelho na CES 2015, apoiada pela Intec, é fazer com que o BeeNoculus se torne um produto global. “Todas as novidades tecnológicas são apresentadas nesta feira. Grandes empresas estarão lançando seus produtos ali e teremos a oportunidade de revelar o nosso óculos. Queremos estar onde a tecnologia de ponta está sendo desenvolvida e com isso chamar a atenção de investidores”, salienta.
O inventor ressalta que foi possível reduzir o custo do produto, inteiramente desenvolvido em Curitiba, devido ao modelo testado ao longo de seu desenvolvimento com o uso da impressora 3D disponível na incubadora. “O produto é de plástico e seus protótipos foram testados com a impressora 3D, levando em consideração questões anatômicas e oftalmológicas”, pontua.
O time de Engenharia de Software do BeeNoculus já criou cinco aplicativos de referência e um SDK para Unity, que podem ajudar o ecossistema de desenvolvimento para Realidade Virtual e Aumentada. Tanto os aplicativos e o SDK podem ser baixados no site do BeeNoculus e também nas lojas do Google e da Apple. Esse kit deve ser lançado até a CES 2015 e custar cerca de R$ 500 para os programadores.
O gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, explica que o trabalho da incubadora em relação à Beetech foi focado na validação dos protótipos e do conceito do produto. “O nosso apoio foi voltado a entender as aplicações do produto, que pode ser usado com aplicativos para turismo, capacitação e jogos, por exemplo. O BeeNoculus é inovador e vai ser lançado junto com produtos de grandes marcas da tecnologia”, ressalta.
Saiba mais sobre o BeeNoculus pelo site beenoculus.com.br.
A Intec
Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira incubadora de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Considerada uma das melhores incubadoras do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico regional, por meio de empresas inovadoras de base tecnológica. Ao longo de seus 25 anos, a incubadora já deu suporte tecnológico a mais de 75 empresas. No momento, seis empresas passam pelo processo de incubação: EngeMOVI, HIT Tecnologia em Saúde, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Grupo SaaS, 2IM Impacto Inteligência Médica e Beetech.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.