Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Richa afirma que Tecpar se destaca no Brasil pela qualificação profissional

Governador Beto Richa participou nesta sexta-feira (5), em Curitiba, do encontro de comemoração pelos 75 anos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). No evento reuniu os cerca de mil funcionários da instituição, Richa ressaltou a importância do trabalho do instituto para a sociedade paranaense e enalteceu seus profissionais. 


“A qualificação e o empenho da equipe permitem que o instituto se destaque no Brasil nas áreas de pesquisa e tecnologia, prestando um serviço de qualidade para a população, como no desenvolvimento de vacinas”, ressaltou. “Sua qualificação técnica dá grandes contribuições ao Paraná e ao Brasil”, afirmou Richa. A solenidade teve a presença de profissionais que participaram da história do Tecpar, de secretários e reitores de universidades estaduais. 

O governador também lembrou do apoio do Tecpar na elaboração da Lei da Inovação, sancionada por ele em 2012. Criada para estimular o desenvolvimento tecnológico do Paraná, a lei regulamenta a relação entre os setores públicos e privados no âmbito da inovação tecnológica e cria um dispositivo legal eficiente, que contribui com a inovação no Estado. 

CONTINUAR INOVANDO – O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, também enfatizou a importância do Tecpar na área de inovação no Paraná. “O instituto participa ativamente de grandes projetos, como o Parque Tecnológico Virtual, a produção de vacinas e outros produtos e, agora, com o novo desafio de produzir medicamentos”, afirmou. “O Tecpar está capacitado por pessoas que trabalham muito no desenvolvimento tecnológico do Estado”, completou. 

O Instituto continuará inovando, afirmou o seu diretor-presidente, Júlio Félix. “Desde 1940, quando foi criado, o Tecpar vem cumprindo um importante papel no desenvolvimento tecnológico do Paraná e agora, com o apoio do Governo do Estado, passa por uma modernização e reestruturação para continuar atendendo a este desafio”, disse ele. 

Félix citou a inauguração nos Campos Gerais, junto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, de um laboratório para a produção de medicamentos e de uma fábrica em Maringá, no Noroeste do Estado, que irá produzir medicamentos para o tratamento de câncer, em parceria com uma empresa russa e com o Ministério da Saúde. HOMENAGENS – O ex-governador José Richa fundou, durante a sua gestão, o Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão do Paraná, localizado no Campus do Tecpar na Cidade Industrial de Curitiba. A partir de hoje, o bloco A, inaugurado por José Richa, passará a ser chamado de Edifício Governador José Richa. 

Durante o evento, foram feitas homenagens a pessoas que ajudaram a construir a história do Tecpar, como o seu fundador, o médico veterinário Marcos Augusto Enrietti; os ex-diretores Edmundo Reichmann e Salvador Fernandes Filho. 

Também foi lançado o Museu Tecpar de Ciência e Tecnologia. O museu virtual promove um tour em 360º em galerias que reúnem equipamentos antigos utilizados em laboratórios e imagens que retratam a história da instituição. O museu pode ser acessado pelo site portal.tecpar.br

Foram lançados, ainda, um selo e um carimbo personalizados desenvolvidos pelos Correios, alusivos aos 75 anos da instituição. 

HISTÓRIA – Oficialmente, o Tecpar completará 75 anos em 6 de junho de 2015. Fundada em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição teve à frente o cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto. 

Um ano depois, o Laboratório de Análises e Pesquisas foi transformado no Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, o que abriu novas frentes de atuação à instituição. 

A última mudança significativa aconteceu em 4 de dezembro de 1978, quando foi denominado Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Houve alteração da estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado. 

Nestes 75 anos, o Tecpar se expandiu e hoje conta com dois campus em Curitiba – um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, um deles em obras. 

PRESENÇAS – Participaram do evento o Secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; os reitores das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Santana Vargas; de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso, e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona; a deputada estadual Mara Lima e a viúva do governador José Richa, Arlete Richa, e o filho Adriano Richa. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Áudio


Fotos:












0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.