Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar lança museu virtual para resgatar memória da ciência e tecnologia no Paraná

Já está disponível para ser visitado pela internet o Museu Tecpar da Ciência e Tecnologia, desenvolvido para comemorar os 75 anos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O museu promove um tour em 360º em galerias virtuais que reúnem instrumentos laboratoriais usados desde a fundação do instituto e datas e fatos históricos que resgatam a história do Tecpar.

 A plataforma virtual foi lançada na última sexta-feira (5), durante um almoço realizado pela instituição para abrir as celebrações dos 75 anos do instituto. A missão de criar o museu ficou a cargo do Centro de Informações e Estudos Estratégicos (Cies), que desde 2013 trabalha para concretizar o museu.

A ideia de criar um museu virtual, segundo Rogério Oliveira, gerente do Cies, foi disponibilizar o acervo para o maior número possível de visitantes. “O museu virtual é uma solução rápida e de fácil execução para levar o conteúdo para todo o estado. O museu resgata a história do Tecpar e da ciência e tecnologia no Paraná nos últimos anos em uma linguagem que atrai os mais jovens. Queremos com o museu criar referências à ciência para eles”, explica Oliveira.

O museu virtual homenageia o cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto, fundado em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas. A plataforma virtual apresenta a galeria de pesquisadores que passaram pelo instituto ao longo da sua história e de ex-diretores-presidentes que estiveram à frente da instituição, além de trazer imagens em 360º de equipamentos utilizados nos laboratórios desde a sua fundação.

Tão importante quanto apresentar informações sobre a ciência e tecnologia no estado do Paraná, salienta o gerente do Cies, é resgatar a memória da empresa para os colaboradores. “Todas as etapas da consolidação da nossa empresa estão registradas no museu. Essa plataforma foi feita em homenagem aos 75 anos do Tecpar e mostra para os colaboradores de hoje como a instituição em que trabalhamos foi construída”, explica Moreira.

O Museu Tecpar da Ciência e Tecnologia já está disponível para ser visitado e pode ser acessado pelo site: http://everest5.tecpar.br/museu_enrietti/flash/index_tecpar.html  
História
Após ser fundado, o Laboratório de Análises e Pesquisas, fundado por Marcos Augusto Enrietti, foi transformado, um ano mais tarde, em Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do estado. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas , abrindo novas frentes de atuação à instituição.

A última mudança significativa aconteceu em 4 de dezembro de 1978, quando houve a troca do nome para Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a alteração da estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.

Nestes últimos 75 anos, o Tecpar se expandiu e hoje tem dois campi em Curitiba, um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na região metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, estando um deles em obras.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.