O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou nesta terça-feira (27), da primeira Reunião Ordinária de 2015 do Conselho Nacional de Saúde. Ao lado da secretária executiva Ana Paula Menezes, Chioro apresentou para os conselheiros nacionais as prioridades do Governo Federal para o setor da saúde nos próximos quatro anos.
O ministro Chioro destacou a importância de dar continuidade às ações em andamento e pautar sempre a atuação do Ministério da Saúde nas demandas da sociedade. “O que queremos é compatibilizar compromissos assumidos, com os compromissos de governo, apresentados durante as campanhas eleitorais, e com o novo Plano Nacional de Saúde, tudo construído em conformidade com os anseios da sociedade” ressaltou.
Foto: Karina Zambrana |
Arthur Chioro fez questão de enfatizar que, da agenda de governo, “nada é mais importante que a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. Para ele, não faz sentido definir diretrizes antes das deliberações da 15ª CNS, que acontecerá em novembro.
O ministro da Saúde sinalizou ainda alguns compromissos que receberão atenção especial ao longo dos quatro anos: a qualificação da atenção básica, inclusive com a expansão de vagas de residência médica; a promoção à saúde, com foco na alimentação saudável, no controle da obesidade, na valorização do parto normal, e no enfrentamento ao tabagismo; as políticas específicas para hospitais de pequeno porte; a garantia de acesso a cuidados especializados; a atenção domiciliar humanizada; e a assistência farmacêutica gratuita.
Nas intervenções, os conselheiros nacionais pontuaram outros desafios que também precisam ser encarados como prioridade, entre eles: a definição de novas fontes de financiamento para o Sistema Único de Saúde (SUS); a fiscalização da aplicação correta dos recursos; a atenção à saúde da população em situação de rua; o enfrentamento das endemias transmissíveis; e o fortalecimento da atenção às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A 265ª Reunião Ordinária do CNS, que segue até quarta-feira (28), às 17h, pode ser acompanhada em tempo real no portal www.conselho.saude.gov.br, por meio do navegador Internet Explorer.
Ayana Figueiredo
Equipe de Comunicação do CNST
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.