Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Entendimento garante proporcionalidade na escolha de presidentes de comissões

Pedro França/Agência Senado

O comando das comissões permanentes do Senado para os próximos dois anos começa a ser definido. Um entendimento entre lideranças partidárias permitiu a composição dos nomes levando-se em conta o tamanho de cada legenda.
O acordo foi festejado pelo senador Eunício Oliveira (CE), líder do PMDB, partido com maior número de senadores.
— Tudo resolvido. Conseguimos entendimento de todos e restabelecemos a tradição de proporcionalidade na Casa. Podemos instalar as comissões a partir de hoje, e os presidentes devem ser eleitos por aclamação — explicou.
O PMDB, todavia, ainda não definiu os nomes dos presidentes das três comissões a que tem direito — Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Serviços de Infraestrutura (CI) e Assuntos Sociais (CAS). Mas Eunício acredita que a decisão não vai demorar.
— Tenho mais de um nome com pretensão de presidir a CCJ, e este é o momento mais difícil para o líder: escolher entre companheiros aquele que vai presidir. Acredito que ainda hoje terei como fazer as três indicações — disse ao deixar a reunião com lideranças no gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros.
Outro partido que ainda tem vaga em aberto é o PT, que ainda não bateu o martelo sobre quem vai comandar a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).  O líder Humberto Costa (PT) espera definir no máximo até quinta-feira (26).
— Vamos ter essa definição de hoje para amanhã. Estamos esperando o entendimento entre o senador Delcídio e a senadora Gleisi. Caso não aconteça, vamos ter que resolver pelo voto. Mas estou otimista num acordo — explicou.
Ele também ressaltou o fato de ter havido entendimento entre oposicionistas e representantes da base do governo.
— Conseguimos algo que na eleição da Mesa não foi possível, o respeito à proporcionalidade. As escolhas foram atendidas de acordo com a pretensão de cada partido. A partir de agora as comissões podem começar a trabalhar — observou.
Ao PSDB coube a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que deve ser presidida pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (SP). O líder da legenda, Cássio Cunha Lima, disse que ficou satisfeito com a escolha.
— O PSDB fez a escolha que desejava, principalmente após a crise na Venezuela. Diante da omissão do governo brasileiro e do fracasso da diplomacia nacional, o partido quer contribuir ocupando a [Comissão de] Relações Exteriores. Teremos um papel importante para tentar salvar a política externa do país — disse.
Veja como ficaram as presidências das comissões
Agência Senado

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.