Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Associação da indústria farmacêutica leva ao ministro ideia de um "ITA dos biotecnológicos"

Crédito: Ascom/MCTI
ldo Rebelo recebeu representantes do Grupo FarmaBrasil, que apresentaram a ideia de uma instituição universitária para o setor nos moldes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

 

Instituição teria o objetivo de formar profissionais e gerar conhecimentos que possam ser transformados em novos produtos, disse o vice-presidente da entidade, Dante Alario.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu representantes do Grupo FarmaBrasil nesta quarta-feira (4). Executivos de empresas farmacêuticas que compõem a associação apresentaram a ideia de um "ITA de biotecnológicos", uma instituição universitária nos moldes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
"Seria um local gerador de profissionais capazes e conhecimentos que possam ser transformados em novos produtos – como a Embraer fez, transformando conhecimento gerado no ITA em aviões – para esse mercado, que responde hoje por 30% dos gastos do governo em medicamentos, com produtos totalmente importados", contou o vice-presidente da entidade, Dante Alario, que preside a Biolab. "Estamos investindo em quatro fábricas novas para substituir essas importações. Isso é novo para nós, e essa instituição de ensino e pesquisa viria preencher essa lacuna [em recursos humanos]."
Segundo Alario, o grupo também apresentou ao titular do MCTI o perfil da entidade e os números do setor. "Somos um grupo de empresas de capital nacional que fazem pesquisa, que investem em inovação tecnológica no seu parque fabril, muitas vezes para atender necessidades do governo [nas ações de saúde pública]. Mostramos o crescimento do setor farmacêutico industrial e o quanto temos investido. Há dez anos, havia uma empresa nacional entre as maiores do mercado brasileiro. Agora, são cinco ou seis", destacou.
O executivo pontuou que, em termos mundiais, o setor é o único na indústria a crescer "a mais de dois dígitos" (acima de 10% ao ano) e que a produção do País começa a se internacionalizar. "Está nesse momento exato, que chegou porque, com a política de inovação do governo, as indústrias obtiveram produtos novos, sob patente, portanto exclusivos", disse.
Fonte: MCTI

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.