Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Com apoio do Tecpar, empresas inovam e se preparam para conquistar novos mercados

O apoio tecnológico ofertado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), executor da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná, ajudou a mais de 600 empresas paranaenses a exportar, reconhecer seu produto no mercado ou criar tecnologias inovadoras. Situações como essas passaram a ser uma realidade para micro, pequenas e médias companhias do Paraná, que nos últimos cinco anos foram atendidas por extensionistas do instituto.

O programa da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná terminou a sua primeira fase em 2015 cumprindo todas as metas propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Rede de Extensão Tecnológica do Paraná compõe o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do MCTI, e executou atividades de melhoria no processo produtivo das empresas com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e contrapartida do Governo do Paraná.

Há exemplos de diversas empresas que melhoraram seus processos para se preparar para exportar, como a Rodriaço, fabricante de equipamentos de cozinhas industriais com sede em Curitiba. De acordo com o gerente industrial da empresa, Paulo Castro, o apoio do Tecpar foi importante para a implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação e o Planejamento e Controle da Produção e Custos.

“Com esses programas, adequamos a indústria para atender a todos os requisitos das normas necessárias para a obtenção do selo do Inmetro, uma das metas previstas para este ano. Nosso plano agora é buscar a exportação”, salienta Castro.

Inovação
Outra empresa que recebeu o apoio tecnológico do Tecpar é a startup Eco Innovare, que desenvolveu um equipamento capaz de transformar resíduos de metal em energia. A tecnologia foi desenvolvida e patenteada por João Kovalchuk. Seu sócio, Rodrigo de Alvarenga, explica que o suporte dos extensionistas do Tecpar foi fundamental para “dar ao equipamento eficiência de um alemão e que tivesse o design italiano”.

“A tecnologia da Eco Innovare permite a recuperação de resíduos industriais de processos de usinagem de metal e a partir de cavacos produz energia térmica. Com o Tecpar, fizemos o desenvolvimento do design da máquina e também o estudo técnico mecânico detalhado para que o equipamento possa ser colocado no mercado atendendo a todas as normas exigidas pela legislação”, explica Alvarenga.

Reconhecimento do mercado
Setores que envolvem menos tecnologia também foram beneficiados, como o caso da  Monte Bello Salumeria, empresa familiar produtora de alimentos de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Com o objetivo de ampliar as vendas para o mercado nacional, a empresa buscou a parceria com o Tecpar para a implantação das Boas Práticas de Fabricação.

“Com a implantação do manual, a empresa teve um controle mais eficiente da cadeia logística e com as análises laboratoriais conquistamos o selo Alimentos do Paraná. Agora, neste ano, temos a meta de obter a licença para vender nossos produtos em todo o país”, conta Marcelo Empinotti, que administra a empresa.

O Selo Alimentos do Paraná, fruto da parceria do Tecpar, do Sebrae-PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), é um reconhecimento à qualidade dos processos de produção e de gestão empresarial para as indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas do estado.

Rede Extensão Tecnológica do Paraná

A Rede de Extensão Tecnológica do Paraná (Sibratec Extensão Tecnológica) é composta por representantes do Sebrae, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Fundação Araucária (Fundarauc) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Tecpar atuou como coordenador e seu único executor.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.