Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Parceria inédita no País para fabricação de aparelhos que fazem o monitoramento da glicemia em pacientes diabéticos

Gestão estadual e corporação chinesa firmaram parceria inédita no País para fabricação de aparelhos que fazem o monitoramento da glicemia em pacientes diabéticos

Foto: Rodrigo Cabral
O governador Marconi Perillo (PSDB) firmou, na tarde desta terça-feira (17/3), uma parceria público privada (PPP) entre a gestão estadual e a corporação chinesa HMD Biomedical e a HMD Brasil Comercial, Importadora, Exportadora e Representações para transferência de tecnologia visando a produção de glicosímetros – aparelhos que fazem o monitoramento da glicemia em pacientes diabéticos.

Com o contrato a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) passa a ser a primeira empresa no Brasil a fabricar os aparelhos. A parceria durará cinco anos e permitirá à Iquego produzir glicosímetros e suas respectivas tiras para a medição da glicemia. Durante este período, a empresa goiana receberá técnicos chineses que promoverão a internacionalização da tecnologia, inclusive com investimentos na Iquego. O retorno financeiro previsto totaliza cerca de R$ 200 milhões para os próximos três anos.

“Hoje, ao assinar contrato com a HMD Biomedical, a Iquego está efetivando a primeira de uma série de Parcerias de Desenvolvimento de Produtos (PDP’s). A Parceria de Desenvolvimento de Produto, firmada entre a Iquego e a HMD Biomedical, tem a chancela do Governo de Goiás e interveniência do Ministério da Saúde”, atestou o governador durante a solenidade.

Destacando a importância dos laboratórios públicos para o país, durante a cerimônia de assinatura ocorrida nesta tarde no Palácio Pedro Ludovico, a presidente da Iquego, Andréa Vecci explicou que a parceria não terá custos financeiros para o governo estadual.

“A vantagem é oferecer à empresa privada a entrada no mercado público, porque nós temos o mercado aberto aos laboratórios públicos. Nós podemos vender para qualquer ente público sem passar por processo licitatório. A empresa ganha o mercado público e agora vai ganhar também o mercado privado. Para o Estado nada custa, só agrega. Isso é uma grande vantagem”, garante.

Com a parceria firmada, o laboratório goiano passa a ser pioneiro na fabricação deste item no Brasil. Atualmente, todos os glicosímetros comercializados no país são importados. O modelo de transferência de tecnologia entre laboratórios públicos e privados foi criado pelo Ministério Público e, no caso da parceria com a empresa chinesa, garantirá à Iquego a comercialização por dois anos do produto produzido pela HMD. A partir do terceiro ano de contrato, o laboratório goiano passará a também produzir o glicosímetro.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.