Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Encontro de produtores nacionais de soro

Produtores nacionais de soro do país prestigiaram a comemoração dos 150 anos de cientista mineiro que revolucionou a medicina mundial. Funed marcou presença e fala da produção de soros para 2015

No dia 28 de abril, o Cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha completou 150 anos de nascimento. Descobridor da especificidade do soro antiofídico, o campanhense revolucionou a medicina mundial. Seu pioneirismo e sua descoberta até hoje salvam milhares de vidas ao redor do globo, e seu legado continua sendo perpetuado por diversas entidades científicas pelo país. Em comemoração à data, a Prefeitura da Campanha preparou uma série de eventos que movimentaram a cidade no começo deste mês (até o dia 02 de maio). A Funed, produtora de soro antiofídico em Minas Gerais, e os outros três institutos produtores brasileiros de soro – Instituto Vital Brazil (RJ), Instituto Butantan (SP) e Centro de Produção e de Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná – CPPI (PR) prestigiaram as comemorações e também promoveram discussões e alinhamentos importantes para a produção de soro compartilhada no país.

Como parte das comemorações, foi lançado na cidade de Campanha o projeto do Serpentário Municipal, com assinatura de convênio para construção do serpentário (local de criação e pesquisa de serpentes) no prédio antigo onde funcionava a antiga caixa d’água, no Bairro Chapada. Durante o lançamento do projeto do Serpentário Municipal, houve a premiação dos alunos das escolas municipais e estaduais que participaram dos concursos de redação e desenho sobre a vida de Vital Brazil. Além das medalhas, as crianças receberam kits de premiação e poderão conhecer o IVB em uma viagem, custeada pelo instituto em parceria com a prefeitura.

Na rotatória localizada na entrada da cidade, foi inaugurado também o Marco Vital Brazil. O marco é uma estrutura provisória, que estará na rotatória até o momento em que a estátua de Vital Brazil for finalizada. A estátua é uma doação do IVB (Instituto Vital Brazil) e instituições parceiras para a cidade da Campanha. Esculpida em bronze, com o tamanho natural de Vital Brazil (cerca de 1,75 m de altura), ela mostrará o cientista segurando uma serpente enquanto extrai o seu veneno. A escultora Sandra Guinle, responsável pelo projeto, trouxe um protótipo da estátua para exposição.

Durante a inauguração do marco, também foram entregues placas de homenagens aos representantes de todas as entidades envolvidas. O presidente da Funed, Renato Fraga, foi um dos homenageados.

Parcerias

Finalizando as comemorações, houve o lançamento do Selo Comemorativo aos 150 Anos de Vital Brazil, com o apoio dos Correios. O IVB e a Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG Unidade Campanha – assinaram um convênio visando a criação de estágios nos museus e a parceria no desenvolvimento de pesquisas científicas. A prefeitura também homenageou o filho do cientista, Sr. Lael Vital Brazil, com uma placa (recebida por Érico Vital Brazil), e houve o lançamento do livro “Guia Florístico Ilustrado da Fazenda Vital Brazil”, por Luiz Eduardo Ribeiro da Cunha. “É com muito orgulho e gratidão que realizamos todos esses eventos, tão significativos para nossa cidade. Com o serpentário, o marco e futura estátua, o selo, e o convênio com a UEMG, aliadas às ações já praticadas e também às futuras, esperamos preservar a memória e o legado de Vital Brazil, contribuindo ainda mais para a difusão e propagação de seu trabalho, tão fundamental para a humanidade”, disse o Prefeito Municipal Roberto Silva.

Vital Brazil e a Funed

A relação Vital Brazil com a Funed tem início em 1917 quando foi firmado um acordo entre o Estado de Minas Gerais e o Instituto Butantan para o estabelecimento do Primeiro Serviço Antiofídico no país. O acordo determinava que o veneno coletado das serpentes seria remetido para o Instituto Butantan, e este remeteria, em troca, ampolas de soro antiofídico para distribuição em Minas Gerais. Foi nesta época que a Funed tentou pela primeira vez produzir o soro antiescorpiônico e iniciou, com o apoio de Vital Brazil, os primeiros trabalhos sobre ofidismo em Minas Gerais.

A produção de soros em Minas e no Brasil

A proposta de criação do Programa de Produção Compartilhada de Soros Heterólogos Hiperimunes surgiu em 2013, quando foram criadas diversas modalidades de parcerias entre os laboratórios produtores de imunobiológicos, dividindo o fluxo do processo de produção de soro em três etapas: produção de plasma hiperimune, produção de produto intermediário concentrado e processamento final. Em 2014, a Funed foi o único laboratório nacional capaz de processar o plasma hiperimune para obtenção do produto intermediário concentrado. Ou seja, toda a produção nacional de soros do ano passado passou pela Funed. Foram mais de 380 mil ampolas processadas.

Para este ano, a previsão é de que 400 mil serão processadas na Funed, sendo que 221 mil ampolas serão a partir de produção própria da Fundação e mais 176 mil ampolas em produção compartilhada com os outros laboratórios. “Como todo soro distribuído no país é produzido por quatro laboratórios, o Programa de Produção Compartilhada promove a integração entre eles, de forma a assegurar o fornecimento para abastecer a rede de saúde pública” explica Luiz Marinho, diretor industrial da Funed. O programa contempla todos os tipos de soros: antipeçonhentos, antitóxicos, e antivirais.

O presidente da Funed, Renato Fraga, disse que as instituições produtoras de soros no Brasil já estiveram em reunião com o Ministério da Saúde para promover uma agenda positiva da produção compartilhada e elogiou o compromisso dos laboratórios envolvidos com o Sistema Único de Saúde. “Essa parceria é um grande avanço na produção de soros no Brasil, otimizando o processo. Poderá ampliar a quantidade de soros disponíveis no Brasil”, afirmou.

A produção de soros na Funed e nos outros três laboratórios visa o atendimento do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Anualmente é firmado convênio com o Ministério do quantitativo a ser produzido. Os soros produzidos pela Funed são oito, sendo eles: Antibotrópico, anticrotálico, antibotrópico-crotálico, antibotrópico laquético, antielapídico, antiescorpiônico, antitetânico e antirrábico.


Texto em colaboração com  Ramon Marques Borges

Assessoria de Comunicação Social
Fundação Ezequiel Dias - Funed
(31) 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.