Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Médico considera consumo de álcool, tabaco e maconha como doença pediátrica

O representante da Sociedade Brasileira de Pediatria, João Paulo Lotufo, afirmou há pouco que, atualmente, o consumo de álcool, tabaco e maconha são consideradas doenças pediátricas. Ele apresentou dados que mostram que 25% dos jovens chegam ao terceiro ano do ensino médio fumando, segundo levantamento feito pela USP. Já 54% consomem álcool e 20%, maconha, na mesma idade. Esses dados são de pesquisa da USP feita com 3 mil alunos da rede pública de ensino fundamental e médio de escolas da região do Butantã (SP).
Ele participa de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família para debater o uso de drogas na infância e adolescência. "Álcool e maconha são responsáveis por defasagem escolar, faltas e abandono escolar e gravidez indesejada", destacou o pediatra.
Ele informou ainda que 37% dos jovens que consomem álcool acabam se tornando usuários de drogas mais pesadas. Lotufo desenvolve trabalho de conscientização nas escolas chamado "Dr. Bartô e os doutores da saúde - prevenção de drogas lícitas no ensino fundamental e médio".
Ele sugeriu restrição aos pontos de venda e à publicidade de álcool como medidas para ajudar a redução do consumo. "Tudo o que já fizemos com o fumo funcionou, precisamos repetir com a bebida alcoólica", ressaltou.
A audiência ocorre no plenário 7.
Tempo real:
Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Newton Araújo
Agência Câmara Notícias


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.