Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Novas propostas do Tecpar para ser fornecedor oficial do Ministério da Saúde são aceitas

As cinco propostas de projeto para a produção de medicamentos e equipamentos da saúde por Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) protocolados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) no Ministério da Saúde foram aceitas e seguem sendo avaliadas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DCIIS), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. A lista aponta o número de laboratórios que concorrem em cada produto considerado estratégico pelo ministério.

O Tecpar submeteu cinco pedidos de novas PDP, sendo quatro de medicamentos e uma de produto para saúde: os biológicos Adalimumabe e Infliximabe, em parceria com a empresa russa Biocad; a Somatropina, com a alemã Merck; o Salbutamol, com a britânica GSK; e o aparelho auditivo retroauricular e intra-aural, com a suíça Sonova.

Para a produção do Adalimumabe, concorrem para ser escolhido como fornecedor oficial do Ministério da Saúde, além do Tecpar, outros seis laboratórios públicos. O Tecpar disputa com outras cinco instituições para produzir o Infliximabe. Ambos os medicamentos são usados para tratamento de artrite reumatoide, psoríase e outras doenças crônicas.

Já em relação à Somatropina, utilizada como hormônio de crescimento, o Tecpar concorre com outros dois laboratórios. O Salbutamol, medicamento utilizado no controle da asma, tem, além do Tecpar, apenas um concorrente. Para produção do aparelho para a surdez, o Tecpar também concorre com apenas outro laboratório.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, comemorou a celeridade na divulgação da lista dos projetos apresentados ao Ministério da Saúde e avalia, com base no número de concorrentes, que o instituto tem grandes chances de trazer para o Paraná esses investimentos. “Temos muita confiança que as propostas de projeto protocolados pelo Tecpar vão mostrar ao ministério os diferenciais do instituto para produzir esses medicamentos e dispositivos no nosso estado. Agora aguardamos com expectativa a relação dos laboratórios escolhidos como fornecedores oficiais ao ministério”, salienta.
O resultado final deve ser divulgado pelo Ministério da Saúde em 180 dias.

PDPs

Laboratórios públicos de todo o país tinham até o dia 30 de abril para protocolar as propostas de projeto para concorrer aos itens elencados na última lista de produtos estratégicos definida pelo Ministério da Saúde. A atual lista de produtos prioritários do Ministério da Saúde contempla 11 medicamentos e dez produtos para saúde. Juntos, eles movimentam ao ano R$ 1,3 bilhão. Dos 21 produtos, cinco são medicamentos biológicos. No país, os biológicos equivalem a cerca de 4% dos medicamentos comprados pelo Ministério da Saúde, mas representam 51% dos gastos devido ao alto valor tecnológico.

As PDPs fornecem produtos de acordo com a necessidade e prioridade da rede pública de saúde e seguem as demandas apresentadas anualmente pelo Ministério da Saúde. As parcerias, firmadas entre laboratórios públicos e privados, têm como meta garantir a autossuficiência do mercado nacional, com base na transferência de tecnologia para a produção para o país.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.