Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Programa estimula soluções inovadoras na área de saúde

Pesquisadores da Funed recebem apoio para transformar projetos científicos em ideias de negócios   

Medicamentos avançados, vacinas e tecnologias que ampliam as soluções para tratamento de doenças, controle de epidemias e melhoria da qualidade de vida da população. Esses são alguns dos temas dos 17 projetos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) apoiados pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII), promovido pelo Sebrae e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Os resultados desta edição do PII estarão em uma publicação especial que será lançada no dia 12 de maio, em Belo Horizonte. 

“Estimular os pesquisadores e incentivar a produção de novas tecnologias é fundamental para que tenhamos avanços significativos nas mais diversas áreas, inclusive na saúde, como é o caso deste importante projeto”, afirma o secretário da Sectes, Miguel Corrêa.

Criado em 2006, o PII veem estimulando a criação de tecnologias, produtos e processos inovadores para o mercado, a partir do conhecimento gerado nas instituições de ensino. “Queremos fazer uma mudança cultural nas universidades e nos pesquisadores, com a disseminação da cultura empreendedora, a obtenção de novos recursos para pesquisa e a possibilidade de geração de empregos para estudantes graduados e pós-graduados”, explica o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas, Anízio Dutra Vianna.

A realização desse programa na Funed estimula a pesquisa no setor de saúde humana e animal, e projeta soluções para o mercado, viabilizando o desenvolvimento de protótipos e planos de negócios. “A Funed tem tradição em inovação e o PII é um importante instrumento para transformar nossos projetos em soluções concretas para o Sistema Único de Saúde”, diz o presidente da Funed, Renato Fraga.

O PII foi apresentando aos pesquisados da Funed em 2013. Neste período o programa teve a adesão de 41 projetos com grande potencial inovador. Desses, 17 receberam recursos para a construção dos protótipos e para o desenvolvimento de planos de negócios, importante para a avaliação do potencial prático do produto, processo ou serviço estudado, como por exemplo, a análise do caráter inovador, benefícios, vantagens e riscos do projeto.

Na publicação, que será lançada na próxima semana, estão projetos como o própolis que está sendo usado na prevenção e tratamento do câncer de boca, novo fitoterápico contra o rotavírus, medicamento para artrite com base no veneno da abelha e um biossensor para controle de alimentos.

Resultados

Em nove anos, o PII já foi realizado em universidades, faculdades e centros tecnológicos de Lavras, Itajubá, Juiz de Fora, Viçosa, Uberlândia e Belo Horizonte. Ao todo, foram 15 programas no estado, com 280 projetos de pesquisa selecionados e publicados.

Até 2014, o programa teve um investimento de cerca de R$ 23 milhões, captados de órgãos de fomento, investidores, venda de patentes e transferência de tecnologia.

 Lançamento do Livro do PII na Funed
12 de maio, às 14h30
Auditório do Sebrae Minas
Avenida Barão Homem de Melo, 329 -  Nova Granada
Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Informações: (31) 3314-4979 / 4767


Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 /9276

Assessoria de Comunicação Social
Fundação Ezequiel Dias - Funed
(31) 3314-4577


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.