Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Nova etapa do Programa de Investimento em Logística prevê R$ 198,4 bilhões para transportes

Dilma Rousseff: "Moderna infraestrutura está articulada com melhoria na qualidade da educação e garantia do emprego"
Itens relacionados
A nova etapa do Programa de Investimento em Logística, anunciado nessa terça-feira (9) pela presidenta Dilma Rousseff, é uma das principais estratégias do governo federal para promover a retomada do crescimento da economia. Com investimentos previstos de 198,4 bilhões, a segunda fase do programa dará continuidade ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do País, iniciado em 2012 com a primeira etapa de concessões.
Do total de investimentos previstos, R$ 69,2 bilhões serão aplicados entre 2015-2018, e R$ 129,2 bilhões, a partir de 2019, divididos da seguinte forma:
Rodovias: R$ 66,1 bilhões;
Ferrovias: R$ 86,4 bilhões;
Portos: R$ 37,4 bilhões;
Aeroportos: R$ 8,5 bilhões.
O modelo de concessões tem como premissas garantir serviços de qualidade e preços justos e remuneração adequada aos concessionários por seus investimentos e pelos serviços que vão prestar. Os investimentos ajudarão ainda no escoamento eficiente da produção agrícola nacional e redução dos custos de logística para a indústria, além de atender ao crescimento das viagens nacionais e internacionais e ampliar as exportações. 
“Precisamos elevar a taxa de investimentos em infraestrutura no Brasil. É isso que vai garantir a retomada do crescimento brasileiro”, explicou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante o anúncio do plano de investimentos. "Uma infraestrutura boa e barata é um fator essencial para a competitividade. para que as empresas possam exportar mais e possam também concorrer no mercado interno."
Durante a cerimônia de lançamento do programa, a presidenta Dilma destacou a importância do projeto em impulsionar os setores estruturais e econômicos, e como eles impactam outros.
"Nossa grande nação necessita hoje de uma dupla iniciativa, se adaptar e ser capaz de construir novo caminhos, com esforços de estabilidade macroeconômica e, ao mesmo tempo, fantástico esforço de investimento para nos mobilizarmos na construção de um Pais mais produtivo, com menor custo, e que se beneficie de uma moderna infraestrutura que está articulada com melhoria na qualidade da educação, garantia do emprego".


Rodovias
O governo anunciou a previsão de quatro leilões de rodovias ainda em 2015, e mais 11 para o próximo ano. A projeção de investimentos para as rodovias brasileiras nesta segunda fase do Programa de Investimento em Logística totaliza 66,1 bilhões. Além dos leilões, também estão previstos, na segunda etapa do programa, 11 novos projetos rodoviários, abrangendo 4.371 km que somam R$ 31,2 bilhões, além de novos investimentos em concessões existentes (R$ 15,3 bilhões).
As concessões nas rodovias seguirão o modelo já adotado até então de leilão pela menor tarifa.

Ferrovias
O setor ferroviário será aquele com mais investimentos previstos para a segunda fase do Programa: 86,4 bilhões.
Pelas regras definidas pelo governo federal, os leilões das ferrovias poderão seguir os critérios de maior valor de outorga, menor tarifa ou compartilhamento de investimento.
O maior projeto será o da Ferrovia Transcontinental, que ligará o Brasil ao Peru e permitirá a ligação comercial entre os oceanos Pacífico e Atlântico, fortalecendo o contato entre a América com a Ásia. Nele estão projetados recursos no valor de R$ 40 bilhões. 
Na Ferrovia Norte-Sul, serão R$ 7,8 bilhões nos trechos de Palmas (TO) – Anápolis (GO) e Barcarena (PA) – Açailândia (MA); e R$ 4,9 bilhões entre Anápolis (GO), Estrela D´Oeste (SP) e Três Lagoas (MS). 
No total, serão R$ 16 bilhões destinados às concessões já existentes.

Portos
Para o setor portuário, a previsão é de concessão de 50 novos  arrendamentos, 63 novos TUPs (Terminais de Uso Privado) e 24 renovações de arrendamentos, com investimentos de R$ 37,4 bilhões.
Os arrendamentos serão divididos em dois blocos. A licitação do primeiro, que contemplará 29 terminais nos portos de Santos (9) e Pará (20), que somam investimentos de R$ 4,7 bilhões, deverá acontecer ainda em 2015.
Também neste ano serão autorizados 63 novos TUPs em 16 estados, que estão em análise pela Secretaria de Portos, totalizando R$ 14,7 bilhões, além de 24 pedidos de prorrogação antecipada de contratos de arrendamentos de terminais em portos públicos, com previsão de R$ 10,8 bilhões de investimentos, em nove estados. 

Aeroportos
Na lista das concessões previstas para aeroportos, quatro serão incluídos. Com investimentos na casa dos R$ 8,5 bilhões, irão a leilão os aeroportos de Fortaleza,  Salvador,  Florianópolis e Porto Alegre. Segundo análise do governo, os leilões deverão acontecer no primeiro trimestre de 2016, e o modelo adotado será por outorga.

Financiamento
Nessa nova etapa de concessões o BNDES será o grande apoiador para os financiamento a longo prazo, com a disponibilização entre 70% a 90% dos valores dos projetos. O ministro Nelson Barbosa explicou que sempre quando for possível também será incluída a participação do mercado de capitais.
"É fundamental que cada vez mais tenhamos estabilidade macro, microeconômica, condições que permitem às pessoas tomarem risco de longo prazo. Estamos trabalhando o teime todo para podermos vencê-los e criar oportunidade de crescimento, aumento de emprego e aumento de produtividade para nossa economia", analisou o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Histórico do Programa de Investimento de Logística
O Programa de Investimento em Logística foi lançado no dia 15 de agosto de 2012, com o anúncio de concessões de rodovias e ferrovias. Em dezembro do mesmo ano, foram lançados o PIL-Aeroportos e o PIL-Portos.
No caso das rodovias, o programa implicou na redução da tarifa média ponderada de R$ 10,40, entre 1995-2002, para R$ 3,50, entre 2011-2014, nos trechos concedidos ao setor privado. Entre 2011 e 2014, foram 5.350 km concedidos em sete rodovias.
Também no período 2011-2014, os investimentos em ferrovias (públicos e privados) resultaram em 1.088 km construídos, ante 909 km entre 2003-2010 e 512 km entre 1995-2002.
Já o programa de concessões de aeroportos totalizou investimentos de R$ 26 bilhões e permitiu a participação de cinco operadores aeroportuários internacionais no mercado brasileiro. Foram concedidos os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG) e Galeão (RJ).
Fontes: Portal Planalto com Ministério do Planejamento, da Fazenda e Blog do Planalto
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.