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Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Incubadora Tecnológica do Tecpar mostra como empreendedor pode usar redes sociais a favor da própria empresa

Usar as redes sociais para aproximar uma marca aos clientes apresenta baixo custo para a empresa e alta visibilidade da mensagem, o que é ideal para empreendedores em início de atividade ou para micro e pequenos empresários. O uso dessas ferramentas de relacionamento com o cliente por pequenas empresas foi tema do "XIX Workshop Intec", realizado na tarde desta quinta-feira (30) pela Incubadora Tecnológica do Tecpar.

Como o custo para manter um profissional para gerenciar as redes sociais de uma microempresa pode ser alto para quem está começando um negócio, o empreendedor precisa realizar um planejamento para usar as ferramentas, avalia Paulo de Souza Lima, técnico em Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e um dos palestrantes.

“Uma das opções que o empresário pode encontrar é avaliar se alguém na equipe teria o perfil para gerir as redes sociais e treiná-lo para isso ou ainda contratar um novo funcionário. Terceirizar o serviço também pode ser uma alternativa, mas para isso é necessário planejamento para chegar ao melhor custo-benefício para a empresa”, recomenda.

Icaro Oliveira de Oliveira, cientista de dados do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), também ministrou uma palestra aos empreendedores participantes. A eles, Oliveira ressaltou que a estratégia do empresário em relação ao cliente deve estar baseada em cinco pontos: conquista, retenção, fidelização, escuta e inovação.

“Pela rede social é possível alcançar os clientes com baixo custo. Ao fidelizá-lo, porém, a rede social deve se tornar uma ferramenta de contato, para que o consumidor fiel à marca possa opinar sobre o produto ou serviço e ser a base para a inovação, em especial em pequenas empresas”, salienta.

O workshop foi realizado no Auditório Marcos Augusto Enrietti, no campus CIC do Tecpar. A incubadora informou que em breve deve promover outros cursos na área, como de marketing digital. Para acompanhar as ações da Intec, o interessado deve acessar o site intec.tecpar.br/comoincubar

A Intec
Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

Ao longo de seus 25 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a 91 empresas. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: EngeMOVI, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Grupo SaaS, 2IM Impacto Inteligência Médica e Beetech/Beenoculus.



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