Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Bahiafarma produzirá medicamentos para tratamento de HIV e hepatite C

Em menos de três meses da nova gestão, a Bahiafarma, empresa vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), assinou acordos internacionais para a transferência de tecnologia e comercialização de produtos nas áreas de prótese, órtese e testes rápidos para diagnóstico. Hoje (12) a entidade galga um novo patamar no cenário nacional com a assinatura de um memorando de entendimento para produção de três medicamentos antivirais e antirretrovirais para o tratamento de HIV/Aids e Hepatite C.

Ao se associar a Gilead Sciences, uma das gigantes mundiais do setor farmacêutico, a Bahiafarma busca atender à crescente demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas em questão, além de incorporar tecnologia e incentivar empresas a se instalarem no Estado, transformando a Bahia em um pólo farmoquímico. “Hoje a Bahiafarma consolida sua participação no mercado farmacêutico nacional e desponta como uma das mais competitivas empresas farmacêuticas estatais do país. O nosso trabalho tem foco na profissionalização, inovação e resultados”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Segundo ele, a expectativa é que menos de dois anos, a Bahiafarma dispute a liderança de inovação e faturamento entre os laboratórios públicos no Brasil, se equiparando a entidades com décadas de tradição, como o Instituto Butantan, em São Paulo, e Bio-Manguinhos e Farmanguinhos, no Rio de Janeiro. “Todo este trabalho visa reduzir progressivamente os custos do SUS com a aquisição de medicamentos e desta forma, ampliar o acesso da população aos diversos tratamentos”, pontua o secretário.

Entre os medicamentos previstos para a transferência de tecnologia está o sofosbuvir (Sovaldi®), que é utilizado no tratamento da Hepatite C. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado nacional, em julho deste ano, o Ministério da Saúde adquiriu da Gilead Sciences a quantidade de 2.684.304 comprimidos no valor de R$679 milhões. Os outros fármacos que fazem parte do acordo são o tenofovir disoproxil fumarate (Viread®) e a associação da emtricitabina com o tenofovir disoproxil fumarate (Truvada®).

De acordo com o titular da pasta da Saúde, a negociação com os representantes na Gilead no Brasil e na sede da empresa, nos Estados Unidos, garante a exclusividade no mercado brasileiro. “A inserção da Bahiafarma neste mercado significa que estamos no estado da arte do segmento farmacêutico. Além de contribuirmos com a redução dos custos para a aquisição de medicamentos pelo SUS, permitimos um tratamento mais eficaz para os brasileiros, uma vez que o sofosbuvir é utilizado em associação com outros antivirais de ação direta, sendo altamente efetivo em comparação aos tratamentos anteriores”, afirma o secretário.

À frente da Bahiafarma há menos de três meses, o diretor geral e farmacêutico Ronaldo Dias, destaca que “este acordo visa o fomento ao desenvolvimento tecnológico e intercâmbio de conhecimentos para a inovação no âmbito da produção pública nacional, tornando-a competitiva e capacitada”, ressalta o diretor geral, que pontua ainda a possibilidade de exportar os medicamentos para países da América Latina e Caribe, ampliando a atuação da Bahiafarma e garantindo divisas para o Estado da Bahia.

HIV/Aids

O acordo da Bahiafarma e Gilead Sciences oferece ao Brasil uma nova alternativa para o fornecimento de antirretrovirais, complementando a já bem sucedida implementação da produção pública local de antirretrovirais em outros Estados do país.

Na avaliação do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a parceria de fornecimento de antirretrovirais é pautada pelas necessidades estabelecidas pelo Governo Federal, com o objetivo de melhor atender o já consagrado, e reconhecido mundialmente, programa de HIV/AIDS brasileiro. Atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com o vírus HIV no Brasil. Destas, 589 mil estão diagnosticadas e, entre elas, 404 mil pessoas utilizam o tratamento antirretroviral.

Com o envolvimento nesse projeto e na produção de teste diagnósticos para HIV, a Bahiafarma caminhará auxiliando o Brasil no cumprimento do compromisso da meta 90/90/90 até 2020, que consiste em 90% de pessoas vivendo com HIV/Aids com conhecimento do seu estado sorológico; 90% das pessoas HIV+ em tratamento; e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetectável.

O País gasta em média R$ 3,5 bilhões por ano para prover assistência à saúde para pacientes já diagnosticados com HIV/Aids. O tratamento medicamentoso é a principal maneira de controlar a infecção e prevenir complicações da doença. Atualmente, a implementação do tratamento para evitar o início infecção, denominado Profilaxia Pré-exposição (PrEP), tem sido reconhecido como uma das mais importantes medidas de saúde pública para o controle da transmissão do HIV.

Hepatite C

A hepatite C é uma doença viral crônica, geralmente silenciosa, responsável pela maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e transplante hepático no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 3% da população mundial pode ter tido infecção por esse vírus, o que corresponde a 185 milhões de pessoas. No Brasil, a prevalência na população é em torno de 1,4% a 1,7%, principalmente entre os maiores de 45 anos.

A transmissão ocorre, principalmente, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas, objetos de higiene pessoal – como lâminas de barbear e depilar, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam, na confecção de tatuagem e colocação de piercings.

O tratamento com o sofosbuvir (Sovaldi®) é um produto aprovado em mais de 40 países e aumenta chance de cura dos pacientes com hepatite C em cerca de 90% dos casos quando combinado a outros medicamentos já disponíveis, reduzindo tempo de tratamento e ampliando adesão do paciente.

Gilead Sciences
Fundada em 1987 no Estado da Califórnia, Estados Unidos, a Gilead Sciences é uma biofarmacêutica focada no desenvolvimento de produtos inovadores para áreas com necessidades médicas não atendidas. As principais áreas de atuação da Gilead incluem HIV/AIDS, doenças do fígado, câncer, inflamações, doenças respiratórias e cardiovasculares graves. A empresa conta com um portfólio de produtos em rápida expansão, um pipeline crescente de medicamentos em investigação e aproximadamente 7 mil funcionários em escritórios em todo o mundo, inclusive no Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.