Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Comissão debate classificação de funcionalidade para deficiências

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza audiência pública na quarta-feira (30) para debater a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Aelton Freitas (PR-MG), e pelo 2º vice-presidente, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). A intenção dos parlamentares é receber contribuições dos especialistas possam nortear a elaboração e o aperfeiçoamento das políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência.

“É importante dispor de conhecimentos atualizados, para nortear a elaboração das políticas públicas, sua implementação e, especialmente, qualificar-nos para identificar as lacunas existentes, o que poderá contribuir para uma atuação parlamentar que responda às demandas sociais”, afirmam os deputados.

Conceito
Em maio de 2001, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). A versão em língua portuguesa foi traduzida pelo Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais em Língua Portuguesa com o título de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Essa classificação é hoje o modelo adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para saúde e incapacidade, constituindo a base conceitual para definição, mensuração e formulação de políticas nesta área.

Ela é baseada num modelo de incapacidade conhecido como modelo biopsicossocial, que busca não reduzir a noção de incapacidade a apenas um dos seus aspectos e, para isso, descreve a funcionalidade e a incapacidade relacionadas às condições de saúde, identificando o que uma pessoa "pode ou não pode fazer na sua vida diária", considerando as funções dos órgãos e estruturas do corpo, as limitações de atividades e da participação social no meio onde a pessoa vive.

A audiência ocorre às 14h30, no plenário 7.
Da Redação - AR
Agência Câmara Notícias


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.