Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Jorge Bermudez integra grupo da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criou um painel de alto nível com 15 especialistas que vão trabalhar para aumentar o acesso da população a remédios de qualidade e de baixo custo. Segundo Ban, o painel sobre Tecnologia, Inovação e Acesso à Saúde tem o objetivo de ampliar os investimentos em pesquisas e desenvolvimento de medicamentos para tratar de doenças onde o retorno financeiro não seja garantido.

Importância - O grupo será presidido pela ex-presidente da Suíça, Ruth Dreifuss e pelo ex-presidente de Botsuana, Festus Mogae.

Em entrevista à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e único brasileiro no painel, Jorge Bermudez, falou sobre o trabalho do grupo.

Um convite do secretário-geral das Nações Unidas não é um convite, é uma convocação. Para um trabalho de assessoria a ele, mostrando a importância que as Nações Unidas estão dando à questão de acesso a medicamentos nesse momento. Antigamente a gente trabalhou muito antirretrovirais, tuberculose, malária. Mas, hoje estamos vendo hepatite C com produtos novos, câncer com produtos novos sendo lançados no mercado. E interessa muito ter a garantia de que esses produtos vão ser acessíveis às pessoas que precisam".

 Brasil - Bermudez falou ainda sobre a questão do acesso a medicamentos no Brasil. "Eu acho que para nós é um reconhecimento que vem sendo feito no Brasil que, desde 1988, colocou o acesso à saúde, o direito à saúde dentro da nossa constituição e tem um Sistema Único de Saúde público, gratuito e que abrange toda a população".

O secretário-geral afirmou que os membros do painel são "indivíduos altamente respeitados com profundo conhecimento de vários assuntos ligados ao acesso a tratamento, como por exemplo, comércio, saúde pública, direitos humanos e questões legais.

 Agenda 2030 - Ban enfatizou a necessidade urgente de se garantir que todas as pessoas tenham acesso a tratamentos de saúde de qualidade e de baixo custo. Ao mesmo tempo, o chefe da ONU disse que os países devem continuar incentivando a inovação e o desenvolvimento de novas vacinas, remédios e diagnósticos. Tudo isso, segundo Ban, para assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar das pessoas de todas as idades, como determina a Agenda 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3.
Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.