Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar certifica centro de lançamento de foguetes no Rio Grande do Norte

O Tecpar Certificação, divisão do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) responsável pela certificação de produtos e sistemas, entregou, nesta terça-feira (15), três certificados de conformidade do Sistema de Gestão Integrado do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). É a primeira vez que a unidade certifica um centro de lançamento de foguetes.

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, localizado em Parnamirim (RN), cidade vizinha à capital potiguar, Natal, é a primeira base de lançamento de foguetes do país, fundada em 1965. O centro tem como missão preparar, lançar e rastrear engenhos aeroespaciais, além de coletar e processar dados de suas cargas lançadas.

Os serviços contratados pelo centro, vinculado ao Ministério da Defesa, incluía a certificação de três sistemas: Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001), Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001) e Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001).

A entrega dos certificados, realizada pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, fez parte do evento de comemoração de 50 anos do lançamento do primeiro foguete brasileiro. “É uma satisfação enorme entregar esses certificados em um momento tão importante para o centro de lançamento de foguetes. Atendemos esse desafio na área da defesa e estamos sempre prontos para atendermos novas demandas”, pontuou.

O Tecpar vai realizar até 2018 outras duas auditorias de manutenção dos certificados dos sistemas avaliados neste ano.

Tecpar Certificação
O Tecpar Certificação é a unidade do instituto responsável pela certificação de produtos e sistemas, atuando há 18 anos em todo o país. A certificação de produtos realizada pelo Tecpar Certificação inclui componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos, produtos orgânicos e produção integrada de frutas, cadeia de custódia, sacos de papel e unidades armazenadoras.

Em sistemas, o Tecpar Certificação certifica Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001), Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001), Conformidade SiAC pelo PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), LIFE (Avaliação dos impactos à biodiversidade por parte da organização), Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001) e Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário).

Para mais informações sobre a unidade de negócios do Tecpar, acesse www.tecparcert.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.