Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

MME adota ações de combate ao Aedes Aegypti

O combate ao mosquito Aedes Aegypti - conhecido por ser o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya - deve ser uma preocupação de todos os brasileiros. O Ministério de Minas e Energia (MME) leva a sério o controle à proliferação do mosquito, que ocorre onde há água parada, adotando em suas rotinas de limpeza e manutenção práticas conhecidas de todos, mas muitas vezes deixadas de lado na pressa do dia a dia.

Em parceria com o Ministério do Turismo, com quem divide bloco U da Esplanada dos Ministérios, o MME treina seus funcionários de limpeza e manutenção para procurar onde podem ocorrer depósitos de água parada e eliminá-los. Uma das ações que foram adotadas foi a eliminação de espelho d’água existente no jardim externo do prédio, próximo à portaria privativa, que criava local propício para a proliferação do Aedes Aegypti.


Como combater o mosquito: dicas e ações

O princípio do combate ao mosquito é evitar depósitos de água parada, medida que todos devem adotar em seus lares e local de trabalho. Além disso, é preciso estar sempre de olho e fazendo faxinas semanais nos locais expostos a água da chuva, pois o ciclo de vida do mosquito dura uma semana. Ou seja, um lugar que estava limpo hoje pode ter se tornado um verdadeiro nascedouro de mosquitos em apenas uma semana.

Veja abaixo as medidas adotadas pelo MME e aproveite para se inspirar e colocar algumas delas em prática na sua residência e local de trabalho:

Durante a lavação, os funcionários são orientados a limpar atrás e nos cantos dos móveis, evitando acúmulo de água;

Foram eliminadas áreas com acúmulo de entulhos, sucatas, restos de bens e pneus velhos;

A limpeza do fosso localizado em volta do edifício é feita rigorosamente e com periodicidade adequada, o que evita o acúmulo de detritos e água;

A limpeza das caixas de passagem da água pluvial, localizadas no estacionamento externo, é realizada semanalmente no período chuvoso;

Foram instalados drenos dos aparelhos de ar condicionado, para evitar o acúmulo de água empoçada nas dependências do edifício e em áreas de difícil acesso.

O lixo seco é recolhido diariamente e colocado nos contêineres da coleta seletiva, em local abrigado e longe da chuva;

Todas as caixas d’águas são higienizadas semestralmente e permanecem tampadas;

Cobertura do edifício foi impermeabilizada e reformada, com implantação de sistema de drenagem, evitando que a água se acumule em poças;

Os jardins externos contam com dreno para escoamento da água em locais que as mantinham empoçada;

A forração do jardim foi substituída por plantas rasteiras que evitam água parada;

Foi colocada areia nos pratos dos vasos externos.

O combate ao mosquito e papel de todos e pode evitar doenças graves. Há indícios de que a microcefalia, malformação congênita em que o cérebro do feto não se desenvolve de maneira adequada, tem relação com o vírus Zika. A Síndrome de Guillain-Barré também pode ser relacionada ao Zika. É uma reação a agentes infecciosos e tem como sintoma a fraqueza muscular e a paralisia dos músculos e pode levar à morte, atinja o sistema respiratório.


Prevenção

Para se prevenir de contrair as doenças, além da faxina semanal e da busca e prevenção de focos de água parada, pode ser utilizada a colocação de telas em janelas e portas. O uso de roupas compridas e meias, para evitar áreas expostas, também pode evitar picadas, bem como o uso de repelentes.

Caso encontre locais na sua comunidade que podem ter focos de criadouros do mosquito, entre em contato com a Secretaria de Municipal de Saúde de sua cidade e indique o local.

Mais informações sobre o combate ao mosquito, sintomas das doenças, formas de prevenção, consulte:



Fonte: Ministério de Minas e Energia

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.