Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti

A primeira edição do curso a distância “Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti” foi lançada na última sexta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. O curso abordará aspectos gerais e práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti, tem carga horária de 22 horas, é autoinstrucional, na modalidade a distância.

As atividades visam desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito, divulgação de informações e orientações à população durante trabalho de campo e visitas domiciliares. O curso é gratuito, voltado para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Militares autorizados de todo o Brasil e prevê a participação de mais de 250 mil alunos de todo o país. As inscrições também estão abertas para outros profissionais de saúde e para a população em geral que tiver interesse em aprofundar seus conhecimentos em relação ao combate ao Aedes aegypti.

Esta ação foi desenvolvida em parceria entre TelessaúdeRS/UFRGS, Ministério da Saúde (MS), Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde do Brasil (DAB), Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS/RS) e Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SEAD-UFRGS).

Alguns dos objetivos específicos do curso são:
• sensibilizar o ACS sobre a importância da sua atuação na vigilância à saúde com foco no controle do Aedes aegypti;
• atualizar o ACS para o apoio na investigação epidemiológica;
• atualizar os ACS/ACE sobre modo de transmissão, período de incubação, vetor;
• atualizar os ACS/ACE sobre medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti;
• fortalecer o trabalho integrado entre as equipes de Atenção Básica e de Vigilância à Saúde;
• atualizar o ACS/ACE para busca ativa dos casos suspeitos de Zika, Chikungunya e Dengue;
• estimular a atuação do profissional de saúde na mobilização social e educação em saúde;
• atualizar os ACS/ACE sobre a importância da busca, uso e registro das informações em saúde.

Para mais informações, acesse:

Faça sua inscrição em:


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.