Delegação brasileira com representantes do Ministério da Saúde participará da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre o fim do HIV/Aids, que acontece em Nova Iorque entre os dias 8 e 10 de junho. O encontro contará com a presença do presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Mogens Lykketoft; do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; chefes dos Estados-Membros; funcionários de alto escalão; representantes de organizações internacionais; sociedade civil; pessoas vivendo com HIV.
Na reunião, será aprovada a Declaração Política sobre HIV/aids, que assegurará os compromissos políticos assumidos entre os países e delineará as estratégias para que todas as nações alcancem o fim dos níveis epidêmicos de aids até 2030.
As consultas informais dos Estados-Membros se iniciaram em abril, com a discussão do rascunho zero da Declaração Política sobre HIV/aids. No Brasil, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais sediou, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Unaids, consulta técnica com movimentos sociais, academia, secretarias estaduais e municipais de saúde e outras agências da ONU, para a participação brasileira na Reunião de Alto Nível.
A Declaração Política sobre HIV/aids de 2011 é o documento base para a elaboração da nova Declaração Política e vem sendo interpretada como exemplo de linguagem acordada a ser preservada, bem como um ponto de partida em relação ao qual não se pode retroceder.
O Brasil apresentará os avanços da resposta brasileira ao HIV nos últimos cinco anos e reafirmará os compromissos assumidos internacionalmente, tendo no horizonte as metas intermediárias para 2020 e o fim dos níveis epidêmicos de aids até 2030.
Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.