Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Vital Brazil investe em pesquisas para melhoria dos soros

Na semana passada, o Instituto Vital Brazil recebeu os pesquisadores Jochen Bick (formado pela Universidade de Jena, Alemanha, doutorando da Universidade Técnica de Zurique - ETH-Zurique), e Paula de Carvalho Papa (professora associada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - FMVZ-USP), para ministrarem um curso para pesquisadores do Instituto. O objetivo foi aproximar o Instituto das instituições convidadas, para que, juntos, desenvolvam pesquisas que melhorem a eficácia dos soros antipeçonhentos que o Instituto fluminense produz.

“A descoberta da especificidade do soro, realizada pelo cientista Vital Brazil, ou seja, que para cada espécie de animal era preciso um soro específico, representou um grande avanço no tratamento dos acidentados e, até hoje, salva milhares de vidas. Atualmente os cientistas entendem que este tratamento pode ser melhorado, evitando não apenas a morte, mas também possíveis sequelas. O Instituto Vital Brazil está trabalhando para isso: que o soro seja um tratamento perfeito”, informa o presidente do Instituto, Edimilson Migowski.

Para isso, cerca de 20 colaboradores do Instituto participaram do curso "Transcriptômica: análises e validações”. A transcriptômica é uma técnica de sequenciamento e análise genéticos de um organismo. No caso do Instituto Vital Brazil, os pesquisadores utilizam a técnica em células das glândulas produtoras de veneno em diversas serpentes.

 “A ideia principal é elaborar um mapa do veneno de cada população de serpentes. Isso porque uma mesma espécie de serpente pode ter o veneno diferenciado de acordo com o local em que viva, por exemplo.”, explica Rafael Cisne, diretor científico do Instituto. Ainda de acordo com Cisne, a aproximação com as duas Universidades, principalmente com a de Zurique, ajudará o Vital Brazil a desvendar tal mapa mais rapidamente. “O Instituto está discutindo uma parceria de bilaterização com a Universidade de Zurique. Essa bilaterização visa o aperfeiçoamento técnico da equipe de pesquisadores do Vital Brazil. Ainda assim, é uma pesquisa de longo prazo”, pondera.

O Instituto Vital Brazil, ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros hiperimunes para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. No Instituto, são produzidos antídotos contra tétano, raiva e antipeçonhentos, usados no tratamento de acidentes com cobras, aranhas e escorpiões. Os soros produzidos nos laboratórios oficiais não podem ser encontrados em farmácias e não são vendidos a particulares. São aplicados nos Polos de Atendimento, rede de hospitais estrategicamente localizados, para atendimento gratuito aos acidentados.



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.