Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar apresenta em Maringá plano de investimentos na cidade

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apresenta em Maringá os planos de expansão da empresa na cidade, após a escolha pelo Ministério da Saúde para que o instituto produza 14 novos medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O diretor-presidente, Júlio C. Felix, se encontrou com autoridades e empresários da região nesta sexta-feira (21).

O Tecpar vai produzir em Maringá, a partir de 2018, 14 medicamentos biológicos e hemoderivados cuja demanda anual pelo Ministério da Saúde é de R$ 2,6 bilhões. Para isso, o ministério vai destinar ao Tecpar e a outros laboratórios públicos brasileiros investimentos de R$ 6,4 bilhões para incentivar a produção nacional de medicamentos, insumos e tecnologias em saúde.

Em Maringá, Felix se encontrou com o prefeito Carlos Roberto Pupin para apresentar o plano de expansão da empresa. O Tecpar vai construir sua planta no Tecnoparque, em um terreno doado ao instituto pela prefeitura, que é destinado para a atração de empresas de base tecnológica.

Além da fábrica, o Tecpar vai construir ali a sua unidade de fill and finish, que tem como objetivo realizar a formulação, envase, embalagem e armazenamento de medicamentos injetáveis produzidos pelo instituto. O projeto do prédio já foi licitado e entregue. A obra será licitada ainda em 2016. O projeto conta com investimentos do Ministério da Saúde e do Governo do Paraná.

Felix afirma que teve o apoio da prefeitura para que as obras no entorno do terreno onde será construída a fábrica sejam aceleradas. "O instituto reforça sua vocação como centro de Pesquisa e Desenvolvimento e como produtor de medicamentos de alto valor agregado, descentralizando a geração de empregos e riquezas no estado", pontua.

Para o prefeito de Maringá, o investimento na fábrica do Tecpar na cidade vai transformar o município em um centro de referência na área de biotecnologia. “Investimentos dessa magnitude são importantes para a cidade e para a região, pois serão abertos novos postos de trabalho qualificados. É uma grande oportunidade para a absorção da mão-de-obra de estudantes que se formam na região”, salienta.

A produção dos medicamentos biológicos e hemoderivados pelo Tecpar deve gerar 370 empregos diretos e qualificados no Paraná, além de envolver cerca de 20 doutores especializados em pesquisas para auxiliar o desenvolvimento dos produtos.

O diretor-presidente também apresentou os investimentos que serão feitos em Maringá a empresários e empreendedores da região durante um evento sobre inovação realizado pelo Sebrae-PR.

Tecpar
O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.