Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Funed colaborou com os estudos que estabeleceram os parâmetros biológicos associados à produção de própolis verde



O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a região do quadrilátero ferrífero, que conta com 132 municípios de Minas Gerais, com a denominação de origem da própolis verde, dando identidade para o produto, produzido no estado. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) desenvolveu os estudos que estabeleceram os parâmetros biológicos associados à produção da substância.

A própolis é produzida pelas abelhas com a resina fornecida por algumas plantas. Estudos mostraram que a produção da própolis verde, está relacionada à resina da espécie Baccharis dracunculifolia, mais conhecida como alecrim ou vassourinha do campo, invasora de culturas.  Nos estudos, foi verificado que existem interações que favorecem a produção desta própolis. Os hemípteros (insetos) da espécie Baccharopelma baccharidis, completam seu ciclo de vida na planta Baccharis dracunculifolia, estimulando a planta a produzir substâncias de defesa que atraem as abelhas (resinas), gerando a própolis verde.

As pesquisas feitas na Fundação determinaram as características da própolis verde mineira, aroma, sabor, coloração, aspectos físico-químicos, microbiológicos, microscópicos e indicações terapêuticas, origem botânica e os parâmetros biológicos associados à produção de própolis verde, como o procedimento de coleta, transporte e armazenamento da própolis, o meio geográfico, características ambientais, do solo e a temperatura ambiente.

De acordo com a pesquisadora e diretora de Pesquisa da Funed, Esther Margarida Bastos, o certificado de Denominação de Origem é um documento muito utilizado nas relações de comércio internacional e a sua função é atestar a origem geográfica do produto que está sendo exportado. “A Denominação de Origem da própolis verde pertence à cadeia de apicultura dos 132 municípios e será gerenciada pela Federação Mineira de Apicultura, que ficará responsável pela produção de um selo, oferecendo a rastreabilidade do produto”. A diretora destaca ainda que a certificação “aumenta também a inserção do produto no mercado brasileiro agregando valor, assegurando que é um produto genuinamente mineiro”.


Atualmente, o Japão é o maior consumidor da própolis mineira e a utiliza pelo potencial terapêutico da substância, que pode ser utilizada como antimicrobiano e usada contra fungos, bactérias e vírus.




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.