Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Empresa entra na incubadora do Tecpar para desenvolver órteses por impressão 3D


A E4R – Engineering for Rehabilitation, empresa que acaba de ingressar na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), vai desenvolver no Instituto de Tecnologia do Paraná soluções de engenharia para o tratamento e reabilitação de pessoas que possuem disfunções motoras, com o uso de tecnologias inovadoras: as órteses serão produzidas por impressão 3D. O contrato para ingresso da empresa na Intec foi assinado nesta sexta-feira (7).

Os dois sócios da E4R, os engenheiros mecânicos Flavio Marcel Mendes de Queiroz e Rafael Henrique de Oliveira Costa, investiram em pesquisa sobre tecnologias para reabilitação e definiram como foco inicial da companhia as órteses para membros superiores.

Queiroz ressalta que os produtos disponíveis no mercado nacional são, em geral, construídos artesanalmente e que órteses com mais qualidade são encontradas em outros países, porém com custo maior devido à importação. “A tecnologia que usamos permite a criação de um produto personalizado de forma rápida e precisa, com grande vantagem em relação ao peso e aspecto, por um custo adequado ao mercado nacional”, salienta.

As órteses desenvolvidas pela E4R são fabricadas em polímeros e utilizam tecnologia de manufatura aditiva – conhecida como impressão 3D – e partem de processos de escaneamento 3D, explicam os empreendedores. “Por não possuir metais em sua confecção, pode ser usadas tanto em ambiente clínico, como na hidroterapia, e em atividades do dia-a-dia. As origens das lesões são as mais diversas, e vão desde fraturas e luxações a AVC ou doenças neurodegenerativas”, pontua Queiroz.

Para os sócios, a Intec permitiu que fosse concretizada a ideia de ter uma empresa. “Sabemos dos desafios de ser empreendedor no Brasil. A incubadora do Tecpar possui uma estrutura pronta para nos auxiliar em todos os nossos pontos fracos, para que tomemos as decisões certas. A incubação nos dá segurança em desenvolver um projeto sólido”, avalia Queiroz.

Pesquisa e Desenvolvimento
Gilberto Passos Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicos do Tecpar, destaca que, ao ingressar na Intec, os empreendedores vão estar em um ambiente com empresas focadas em desenvolvimento na área da saúde, como o próprio Tecpar, o Instituto Carlos Chagas e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná. “Essa proximidade facilitará o acesso a competências necessárias para o desenvolvimento do negócio”, observa Lima.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, analisa que a entrada de empresas da área da saúde na Intec reforça o Parque Tecnológico da Saúde, que a cada dia mais se torna um espaço de inovação no setor. "A incubadora do Tecpar atrai empresas inovadoras para que, após o desenvolvimento de seus produtos e amadurecimento, possam então ganhar o mercado instaladas dentro do parque tecnológico. A cada incubação, o instituto reforça o seu compromisso em apoiar novas empresas", salienta.

Intec
Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem se candidatar a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. São ofertadas vagas para a modalidade residente – quando a empresa fica nas dependências da Intec – e para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. A Intec oferece também o programa de Incubação Verde, para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes.

Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, nove empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Werker, Vuk Personal Parts, Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel e E4R – Engineering for Rehabilitation.


Assessoria de Comunicação 
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) 
(41) 3316-3007 / (41) 2104-3355

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.