Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

NOVA STARTUP DA FUNED A CELLtype participará do Desafio Científico Biomaker Battle durante a Finit



A mais nova startup da Fundação Ezequiel Dias (Funed), a CELLtype, participará da Final Estadual do Desafio Científico Biomaker Battle que ocorrerá na Arena de Negócios da Feira Internacional de Negócio, Inovação e Tecnologia (Finit), no dia 3 de novembro, às 16h.

A CELLtype nasceu dos projetos de pesquisa realizados no Serviço de Biologia Celular (SBC) da Fundação, sob a orientação da pesquisadora Luciana Maria Silva. O estudo de populações celulares se iniciou em 2011, com o projeto de mestrado de Milene Pereira Moreira. Com os avanços dos estudos do grupo, em agosto de 2017, Luciana Silva vislumbrou a possibilidade de transformar em produto os resultados dos estudos de bancada, culminando no nascimento da CELLtype. “A CELLtype pretende ser uma empresa de pesquisa de marcadores celulares para determinar a identidade dos tumores humanos, descobrindo o melhor tratamento. Dessa forma, a intenção é desenvolver um kit que permite direcionar a escolha do tratamento quimioterápico mais adequado, levando em consideração o perfil das populações celulares que compõe o tumor de cada paciente.”, explica a pesquisadora.

Por meio da expertise da equipe em biologia do câncer, estudos do grupo identificaram a presença de diferentes tipos (populações) de células nos tumores que interferem no sucesso da resposta à quimioterapia. A ideia da equipe de pesquisadores é poder agregar valor à decisão do oncologista no processo de escolha do tratamento mais adequado para cada paciente.

Atualmente, a equipe do projeto está participando de diversas atividades relacionadas ao empreendedorismo para compreender melhor o negócio. As atividades incluem o Biomaker Battle (Biominas), a Disciplina de Empreendedorismo em Ciências da Vida (ICB/UFMG/Programa Empreenda em Ação), além do programa de pré-aceleração Biostartup Lab. “Estamos em fase de captação de recursos para validação dos resultados em estudos clínicos para viabilizar a produção do kit”, completa a pesquisadora.

Conheça a equipe da CELLType

Milene Pereira Moreira – Bióloga
Aline Brito de Lima – Bioquímica
Nikole Gontijo Gonçales – graduanda em Biomedicina
Bryan Ôrtero Perez Gonçalves – graduando em Ciências Biológicas
Norival Brito de Lima Neto – graduando em Engenharia de Produção
Marcelo Aguilar Rocha Junior – graduando em Sistemas de Informação
Dra. Luciana Maria Silva – idealizadora da proposta, consultora científica da CELLtype, chefe do Serviço de Biologia Celular da Funed e uma das fundadoras da OncoTag, uma spinoff da Fundação.


Outras três iniciativas da Funed foram selecionadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece durante Finit: o Programa Ciência em Movimento, outras pesquisas do Laboratório de Biologia Celular e o livro Cobra Coral, do Serviço de Coleção Científica. As atividades farão parte da Arena Experience, voltada a promover atividades de divulgação científica desenvolvidas por centenas de instituições nacionais. A feira reúne diversas atividades para um público bem diverso: startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia e interessados nas temáticas abordadas.

Programe-se

Evento: Feira Internacional de Negócio, Inovação e Tecnologia (Finit)
Data e horário: de 31 de outubro a 5 de novembro
Final Estadual do Desafio Científico Biomaker Battle: 3 de novembro às 16h
Local: Expominas
Informações: http://finitmg.com.br


Vivian Teixeira
Assessoria de Comunicação Social
(31) 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.