Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar realiza análise dos produtos utilizados na merenda das escolas estaduais do Paraná

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) realizará, ao longo de 2018, o controle da qualidade dos alimentos fornecidos pelo Programa de Alimentação Escolar do Paraná, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Durante o ano, o Tecpar analisará cerca de 360 produtos, de um total de mais de dez toneladas a serem adquiridos para uso na merenda nas escolas estaduais.

Nos últimos seis anos, o Tecpar analisou mais de dois mil produtos alimentícios fornecidos às escolas estaduais, como biscoitos, carnes, massas e temperos, por exemplo. De acordo com Roni Bernardinis, assessor da gerência do Departamento de Nutrição e Alimentação da Fundepar, a triagem realizada pelo Tecpar é necessária para garantir a qualidade dos alimentos.

“Essa triagem pode detectar não conformidades, como em embalagens, por exemplo, ou questões que tragam risco à saúde dos estudantes. Quando uma não conformidade é detectada, o fornecedor deve repor o alimento. Além disso, o fornecedor só recebe o valor da nota após o instituto constatar que o produto é seguro”, pontua.

O contrato celebrado entre os dois institutos inclui a prestação de serviços em soluções tecnológicas e controle da qualidade de gêneros alimentícios, inspeção, coleta e ensaios laboratoriais, para atendimento ao Programa de Alimentação Escolar do Paraná.

O trabalho inclui a inspeção de embalagens, coleta de amostras e ensaios laboratoriais. As embalagens primárias e secundárias dos alimentos são inspecionados pela equipe técnica do Tecpar durante a entrega dos itens pelos fornecedores na unidade armazenadora da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), localizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Não havendo restrições durante a inspeção, a amostragem é feita e encaminhada ao laboratório para ensaios laboratoriais.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, destaca que a parceria entre o instituto e a Fundepar já dura vários anos. “Nossos laboratórios estão preparados para realizar análises minuciosas nos produtos que são oferecidos aos estudantes do Paraná. Se o alimento chegou até as escolas estaduais, é porque está conforme com normas e regulamentos técnicnos e, consequentemente, segura”, salienta.

Laboratórios

O Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar desenvolve soluções tecnológicas e realiza ensaios tecnológicos em vários segmentos, como Agroquímica, Águas e Efluentes, Alimentos, Fertilizantes e Corretivos Agrícolas, Meio Ambiente e Microbiologia e Toxicologia.

Os laboratórios do centro têm reconhecimento de suas competências com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), registrados no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), e habilitados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos (Reblas).

Conheça as soluções ofertadas pelo centro pelo site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.

Assessoria de Comunicação
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
(41) 3316-3007 / (41) 2104-3355

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.