Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

XI Seminário do Prêmio Carlos Ribeiro Diniz – de 3 a 5 de abril


 De 3 a 5 de abril, a Fundação Ezequiel Dias, por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, realiza a XI edição do Prêmio Carlos Ribeiro Diniz. Palestras, apresentação de trabalhos e entrega de prêmios integram a programação do evento, que acontece no Auditório Central da Fundação, das 8h30 às 17h. Somente nesta edição do Prêmio, foram inscritos 43 projetos, sendo que 11 trabalhos foram de alunos de Ensino Médio e 32 em nível de Graduação.

O encontro pretende escolher os melhores trabalhos científicos apresentados durante o seminário, nas categorias Ensino Médio, para o Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Bic-Júnior); graduação, para o Programa de Bolsa Institucional Científica (PIBIC) e estagiário na Funed. Os três primeiros colocados de cada categoria serão reconhecidos. Além dessas premiações, os classificados em 4º e 5º lugares receberão menção honrosa e todos os estudantes receberão certificado de participação. A ideia é reconhecer trabalhos que abranjam temas relacionados às atividades de pesquisa desenvolvidas nas diretorias da Funed em 2017.

A primeira palestra do Seminário será proferida pela professora Rejâne Maria Lira da Silva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o tema Ciência humanitária. Rejane é Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Também é editora-chefe da Revista Jovens Cientistas de Divulgação Científica (ISSN 2318-9770); voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU) I desde 2014 e membro titular da Academia de Ciências da Bahia, desde 2016.

Rolf Elias Gaspar, da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG apresentará o tema Da Ciência ao Empreendedorismo. Rolf é Jornalista, Relações Públicas e Publicitário pela UFMG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda.

Letícia da Conceição Braga, da OncoTag/Funed, fará a palestra de encerramento, com o tema Funed e OncoTag: buscando soluções para o tratamento do câncer. Letícia é bióloga, Doutora em Ciências da Saúde com ênfase em Oncologia Molecular pela UNESP/Faculdade de Medicina de Botucatu e mestre em Genética pela UFMG. Pós-Doutora em Saúde da Mulher, área de concentração patologia ginecológica pela Faculdade de Medicina da UFMG e ensaios pré-clínicos in vitro pela Fundação Ezequiel Dias. Atualmente, é pesquisadora visitante do Serviço de Biologia Celular da Funed, sócia-fundadora e CEO da Startup OncoTag.

Os banners com os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão científica, que decidirá quais propostas seguirão para a apresentação oral. Os estudantes premiados serão conhecidos e receberão o prêmio no dia 5 de abril, às 15h.

Homenagem

O Seminário de Incentivo à Pesquisa é uma homenagem ao pesquisador Carlos Ribeiro Diniz, que atuou na Funed entre 1983 e 2002. Foi um grande cientista, médico e professor, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos com animais peçonhentos. Também foi o responsável pela criação da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento na Fundação.

Confira programação PrêmioCarlos Ribeiro Diniz e a relação com os temas dos trabalhos que serão apresentados abaixo.


 Vivian Teixeira
Assessoria de Comunicação Social
(31) 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.