Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

ISAGS lançará o livro sobre Vigilância em Saúde na América do Sul em Simpósio Panamerica​no

ISAGS lança livro sobre Vigilância em Saúde na América do Sul em Simpósio Panamericano
O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) lança na próxima terça-feira (29) sua segunda publicação, o livro "Vigilância em Saúde na América do Sul", durante o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) e o II Simpósio Panamericano de Vigilância Sanitária, que serão realizados entre os dias 26 a 30 de outubro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
 
No dia 29, a partir das 13h30, o  Diretor-Executivo do ISAGS, José Gomes Temporão, fará parte da mesa-redonda “Desafios e Perspectivas para a Vigilância em Saúde na América do Sul”, ao lado de Jorge Venegas, ex-ministro da Saúde do Uruguai, e de José Agenor da Silva, que foi  diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/Brasil) e ministro da Saúde do país de 2006 a 2007. Na ocasião, será lançado o livro do ISAGS, organizado através de um esforço colaborativo dos 12 países membros da Unasul.
Jorge Venegas assina o prólogo do livro e ressalta o fato de a vigilância em saúde e os sistemas de vigilância sanitária da região representarem um desafio para os países: “As mudanças demográficas e epidemiológicos especialmente nos dados de morbidade e mortalidade, assim como as inovações tecnológicas, exigem uma resposta eficiente e integradora por parte das nossas nações não só no âmbito governamental e intergovernamental, criados com esse objetivo, mas também a partir de uma ótica de ampla participação comunitária. A vigilância nos fornece informação para a tomada de decisões, portanto, a vigilância é ação”, conclui.
O livro traz também as reflexões sobre o tema debatidas em duas oficinas do ISAGS em 2011: Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária na América do Sul. O Diretor do Instituto reforça o papel da vigilância como impulsionadora da integração entre as nações:
“A saúde deve, entre outros objetivos, contribuir para a redução das assimetrias entre os países da região, e para tal são fundamentais as políticas e ações dos sistemas de vigilância. A partir desta perspectiva, o ISAGS organizou duas oficinas temáticas que possibilitaram o debate coletivo das experiências nacionais e a identificação das principais questões dos países da região, propiciando uma introdução à discussão dos desafios colocados aos sistemas de vigilância em um contexto de profundas mudanças nos padrões epidemiológicos”, afirma Temporão.
O livro está disponível para download em http://bit.ly/libroVigilanciaISAGS.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.