Tecpar lança o Centro de Inovação da Microsoft
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Microsoft, assinou nesta sexta-feira (18), o termo de compromisso para a instalação do Centro de Inovação da Microsoft em seu campus da Cidade Industrial de Curitiba. O ato concretiza as ações decorrentes da assinatura de protocolo de intenções por parte do governador Beto Richa com a Microsoft Brasil para a utilização, pelo Estado, de soluções tecnológicas para capacitação de pessoas em tecnologia da informação (TI) e uso de plataformas de aprendizagem virtual.
A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, do diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, do diretor de Inovação da Microsoft Brasil, Paulo Iudicibus, e do presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior e reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, representante das sete universidades estaduais.
“O Centro de Inovação da Microsoft (MIC) já nasce como um modelo único no Paraná, porque vai trabalhar em rede com as sete universidades estaduais e vai incorporar, num segundo momento, outras instituições acadêmicas, além das empresas nascentes com base tecnológica”, destacou Julio C. Felix. Ele também ressaltou que o Tecpar tem tradição em trabalhar com a cadeia produtiva na área de saúde e histórico de sucesso na incubação de empresas. “Nesta parceria com a Microsoft, crescem as possibilidades de desenvolvimento de novas soluções e disseminação de tecnologias para a saúde, um compromisso que temos com a Secretaria de Estado da Saúde”.
Para o diretor-presidente do instituto, muitas instituições, profissionais e estudantes poderão usufruir do Centro de Inovação. “É um novo desafio para o Tecpar e queremos rapidamente colocar essa rede em funcionamento e somar competências na área de tecnologia de informação”.
O secretário João Carlos Gomes destacou a importância da parceria, lembrando que o Tecpar já coordena o projeto do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV), e que o MIC vem somar com esse projeto de inovação, contemplando a área acadêmica, o setor produtivo e as instituições públicas. “Temos 100 mil alunos na nossa rede de ensino superior que vão poder usufruir dessas novas ferramentas. Queremos que nossos jovens sejam empreendedores com competitividade nacional e internacional”, afirmou.
De acordo com Paulo Iudicibus, 2,5 milhões de jovens no Brasil já se beneficiaram com os MICs nos últimos 12 anos. Agora, com o do Tecpar, são 12 centros funcionando no país. “Nosso principal objetivo é incentivar o uso da tecnologia de ponta, oferecer capacitação profissional e fomentar a indústria local de software, de forma que a tecnologia seja um motor para gerar inovações”, afirmou. Para ele, “esse arranjo produtivo entre Tecpar e universidades, é promissor e estratégico, e fará crescer a participação do Paraná no desenvolvimento do país”.
O MIC - O lançamento do Microsoft Innovation Center (MIC) faz parte de uma iniciativa global da Microsoft em promover o uso de tecnologia em prol da sociedade em que está inserida, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e suas habilidades, especialmente pensando nos jovens.
Pela parceria firmada com a Microsoft ficam disponíveis opções de programas e softwares que poderão ser implantadas pelo governo nas áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. Entre eles estão capacitação básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em informática e desenvolvimento de empresas iniciantes.
Participaram da solenidade de lançamento do Centro de Inovação Microsoft-Tecpar representantes do Sebrae, ISAE/FGV, PUC/PR, UFPR, Universidade Estadual de Londrina, Agência Paraná de Desenvolvimento, Paraná Metrologia, Codapar, Simepar, Fiep, Fundação Araucária, colaboradores do instituto e demais convidados.
Sobre a Microsoft Brasil - Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 11 escritórios em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de R$ 167 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.