Programa Ciência em Movimento da Funed desembarca neste sábado em mais um parque de Belo Horizonte
O tradicional programa da Fundação Ezequiel Dias (Funed), o Ciência em Movimento, chega neste sábado, 17/05, ao Parque Ecológico Roberto Burle Marx, que fica no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro. Exposições de animais peçonhentos com aranhas e escorpiões vivos, além de réplicas de serpentes serão algumas das atrações do evento. A novidade nessa exposição será o implemento de um painel que faz alusão ao pouso de uma abelha, para que a população possa tirar fotos.
Popularmente conhecido como Parque das Águas, o Parque Roberto Burle Marx foi inaugurado em 1994, tem aproximadamente 170 mil m² de área e está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, divisa da Serra do Curral. O parque faz limite com a reserva de proteção do manancial Barreiro. Nele, pode-se encontrar um pequeno lago e diversas nascentes que formam o Córrego do Clemente, afluente do Ribeirão Arrudas que integra a bacia do Rio São Francisco. Neste sábado, o parque ganhará um atrativo especial, trata-se do Ciência em Movimento da Funed, que leva todo mês conhecimento científico a um parque da capital e Região Metropolitana, além de uma cidade do interior de Minas Gerais.
A expectativa é que alunos de escolas da região também façam uma visita às exposições, já que a Fundação de Parques de Belo Horizonte, parceira da Funed no programa, realizou convites e promoveu divulgação à comunidade local. Fazem parte da região as escolas municipais Ana Alves Tavares, Antônio Mourão Guimarães e Dinorá Magalhães Fabri. Além disso, o parque abriga também projetos da Academia da Cidade, Educação de Jovens e Adultos, Escola Integrada, entre outros.
Atividades lúdicas
Dentre as atividades a serem realizadas no Parque Burle Marx, incluem as exposições de animais peçonhentos com aranhas e escorpiões vivos e réplicas de serpentes, além de estandes que prestarão informações a população sobre a dengue e a Leishmaniose Viceral, duas doenças com alta incidência no espaço urbano.
Outro ponto importante da exposição serão as atividades lúdicas com jogos, como o dominó da dengue, da leishmaniose, quebra cabeça, o uso racional de medicamentos, além do jogo mitos e verdade. A programação inclui ainda a exibição de vídeos do Programa Sala de Espera, do Canal Minas Saúde. De forma inédita, essa exposição será marcada por um painel que será utilizado para tirar fotografias. Nele, será representado o pouso de uma abelha e a população poderá tirar foto do rosto no cenário.
Popularização da Ciência
Com o objetivo de difundir e popularizar a ciência, o programa Ciência em Movimento foi criado em 2012, pela Funed. Até 2013, o programa era voltado apenas para as cidades do interior de Minas Gerais. Neste ano, houve uma parceria com a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte e isso possibilitou a ampliação do programa para os parques da capital. Assim, além das viagens pelo interior de Minas, o caminhão também desembarca pelo menos uma vez por mês em um parque de Belo Horizonte.
Mais viagens
Após a parada no Parque Burle Marx, a próxima viagem do caminhão do Programa Ciência em Movimento será à cidade de Guaxupé, localizada a aproximadamente 470 quilômetros de Belo horizonte, entre os dias 26 e 30 deste mês.
Serviço:
Programa Ciência em Movimento
Parque Ecológico Roberto Burle Marx
Avenida Ximango, 809, Flávio Marques Lisboa
Sábado, 17/05
De 10h ás 16h
Entrada Gratuita
Texto:Werlison Martins
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.