Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Instituto Vital Brazil completa 95 anos de fundação

Laboratório é referência na produção de soros antipeçonhentos

Há 95 anos, em 3 de junho de 1919, o cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha fundava, em Niterói, o Instituto Vital Brazil. O Instituto nascia como referência na área de soros antipeçonhentos já que foi o cientista que descobriu a especificidade dos soros. Em comemoração, o Instituto convida a todos para uma Sessão Solene, às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj - Rua Primeiro de Março, s/n, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro).

Com o nome “Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária”, o órgão funcionou na Rua Gavião Peixoto, no bairro de Icaraí, até 1943. Em 11 de setembro deste mesmo ano, foi inaugurada a atual sede, em um terreno doado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em troca do oferecimento à população de serviços de saúde pública. Em 1957, tornou-se órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O Instituto produz os soros hiperimunes (antiofídicos, antiescorpiônico, antirrábico e antitetânico) e é único produtor do soro contra picadas da aranha viúva negra, cujo veneno é muito tóxico e pode levar à morte. Os soros produzidos são fornecidos de forma gratuita aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só no ano de 2012, houve mais de 140 mil casos de acidentes com animais peçonhentos.

Desde 2007, o Instituto avança no aprimoramento de sua plataforma produtiva e tecnológica e expande seu campo de atuação que hoje compreende, além dos soros, kits diagnósticos/produtos para saúde para o SUS e os medicamentos de alta complexidade, estratégicos para o Ministério da Saúde. Além disso, realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social.

Hoje, o Instituto Vital Brazil contra quatro campi: a Sede, em Niterói; a Fazenda Vital Brazil, em Cachoeiras de Macacu (inaugurado em 2010); o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea, Rio de Janeiro (inaugurado em 2013); o Módulo Científico e Cultural, em Tanguá (inaugurado em 2014); e a Plataforma Tecnológica Industrial, em Resende (em finalização).

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.